Aula sobre Geopolitica Dos Conflitos Atuais

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A geopolítica dos conflitos atuais é um tema de grande relevância para a compreensão das transformações territoriais e das tensões geopolíticas no mundo contemporâneo. A partir da análise de conflitos em diferentes regiões do mundo, os alunos poderão desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão sobre as relações internacionais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma pergunta disparadora, como "O que é geopolítica?" ou "Por que alguns países entram em conflito?".

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 5 ou 6 pessoas.

  3. Etapa 3 - Síntese

    Cada grupo analisa um conflito atual como, por exemplo, o conflito na Síria, tensões entre Índia e Paquistão, etc. Após, deverão fazer uma síntese das informações coletadas e uma proposta de solução para o conflito.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação

    Em grupos, os alunos criam um modelo de avaliação por rubrica para avaliar as apresentações da turma.

  5. Etapa 5 - Apresentações dos grupos

    Cada grupo apresenta sua análise e proposta de solução para o conflito, utilizando recursos como cartazes, mapas, desenhos, entre outros.

  6. Etapa 6 - Avaliação das apresentações

    Os grupos avaliam as apresentações dos demais, conforme o modelo de avaliação criado anteriormente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor encerra a aula com uma reflexão sobre a importância da análise crítica dos conflitos atuais para a compreensão das transformações territoriais e das tensões geopolíticas no mundo contemporâneo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão sobre as relações internacionais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a criatividade e a utilização de recursos diversos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na apresentação das informações.
  • Apresentação de uma análise crítica do conflito.
  • Proposta de solução viável para o conflito.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Estimular a participação de todos os alunos na discussão e análise dos conflitos.
  • Orientar os grupos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Estimular a criatividade e a utilização de recursos diversos pelos alunos.
  • Avaliar as apresentações dos grupos conforme o modelo de avaliação criado pelos alunos.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância da análise crítica dos conflitos para a compreensão das transformações territoriais e das tensões geopolíticas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão e análise dos conflitos.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os demais membros do grupo.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica para avaliar as apresentações dos demais grupos.
  • Utilizar recursos diversos para apresentar a análise e a proposta de solução para o conflito.
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos.