Aula sobre Geopolitica Dos Conflitos Atuais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A geopolítica é uma área da Geografia que estuda as relações de poder entre os países e as consequências territoriais dessas relações. Nesta aula, vamos discutir os conflitos atuais que estão ocorrendo em diferentes partes do mundo e como eles afetam a dinâmica geopolítica global.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize os conflitos atuais que serão discutidos.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 5 ou 6 pessoas.

    Eles passarão por estações que apresentam informações sobre os conflitos em diferentes partes do mundo.


  3. Etapa 3 - Discussão dos conflitos

    Cada grupo terá um tempo pré-determinado para analisar e discutir as informações das estações.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação

    Após a análise, os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, onde devem avaliar a situação de cada conflito a partir das informações apresentadas nas estações.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar seus modelos para a turma e discutir as diferentes perspectivas sobre os conflitos.

  6. Etapa 6 - Síntese

    O professor irá mediar a discussão e apresentar mais informações sobre os conflitos para complementar as análises dos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final da aula, os alunos deverão entregar seus modelos preenchidos como forma de avaliação da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre conflitos geopolíticos atuais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Fomentar a curiosidade e a pesquisa sobre temas geopolíticos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de análise crítica dos alunos sobre os conflitos apresentados.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade em grupo.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs preenchido pelos alunos.

Ações do professor

  • Preparar as estações com materiais sobre os conflitos atuais.
  • Mediar a discussão e apresentar informações complementares aos alunos.
  • Avaliar os modelos preenchidos pelos alunos e fornecer feedbacks.

Ações do aluno

  • Analisar e discutir as informações das estações em grupo.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs avaliando os conflitos apresentados.
  • Apresentar e discutir seus modelos com a turma.