Aula sobre Geopolitica Dos Conflitos Atuais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A geopolítica é uma área da Geografia que estuda as relações de poder entre os países e as consequências territoriais dessas relações. Nesta aula, vamos discutir os conflitos atuais que estão ocorrendo em diferentes partes do mundo e como eles afetam a dinâmica geopolítica global.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize os conflitos atuais que serão discutidos.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos de 5 ou 6 pessoas.Eles passarão por estações que apresentam informações sobre os conflitos em diferentes partes do mundo.
Etapa 3 - Discussão dos conflitos
Cada grupo terá um tempo pré-determinado para analisar e discutir as informações das estações.Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação
Após a análise, os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, onde devem avaliar a situação de cada conflito a partir das informações apresentadas nas estações.Etapa 5 - Apresentação
Os grupos irão apresentar seus modelos para a turma e discutir as diferentes perspectivas sobre os conflitos.Etapa 6 - Síntese
O professor irá mediar a discussão e apresentar mais informações sobre os conflitos para complementar as análises dos alunos.Etapa 7 - Avaliação
Ao final da aula, os alunos deverão entregar seus modelos preenchidos como forma de avaliação da atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre conflitos geopolíticos atuais.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Fomentar a curiosidade e a pesquisa sobre temas geopolíticos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de análise crítica dos alunos sobre os conflitos apresentados.
- Participação e colaboração dos alunos durante a atividade em grupo.
- Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs preenchido pelos alunos.
Ações do professor
- Preparar as estações com materiais sobre os conflitos atuais.
- Mediar a discussão e apresentar informações complementares aos alunos.
- Avaliar os modelos preenchidos pelos alunos e fornecer feedbacks.
Ações do aluno
- Analisar e discutir as informações das estações em grupo.
- Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs avaliando os conflitos apresentados.
- Apresentar e discutir seus modelos com a turma.