Georges Méliès e o Cinema de Ficção

Nessa aula de Arte vamos aprender sobre o começo do cinema de ficção e sobre um dos cineastas mais importantes da época: Georges Méliès. Bons estudos!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual foi um dos primeiros filmes de ficção científica da história do cinema? Ele foi adaptação do livro de qual autor?

    A) Viagem à Lua; Júlio Verne.

    B) Viagem ao Centro da Terra; Júlio Verne.

    C) A Viagem; Ivani Ribeiro.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Entre Pares:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre Georges Méliès e o cinema de ficção. Méliès foi um cineasta francês que revolucionou o cinema com suas técnicas de efeitos especiais e narrativas fantásticas. Ele foi um dos pioneiros do cinema e suas obras influenciaram muitos cineastas ao longo dos anos. O objetivo desta aula é mostrar aos alunos como a arte do cinema pode ser usada para contar histórias e criar mundos imaginários. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    Nesta aula, os alunos serão apresentados ao cineasta francês Georges Méliès e seu papel fundamental na história do cinema de ficção. Serão explorados seus principais trabalhos, técnicas e contribuições para a linguagem cinematográfica. Além disso, a metodologia ativa Rotação por estações será utilizada para que os alunos possam criar e produzir suas próprias histórias em formato de cinema de ficção. É importante destacar que o cinema de ficção é uma linguagem que está presente em nosso cotidiano, seja em filmes, séries, animações ou vídeos na internet.
    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    Nesta aula, os alunos do 9º ano do ensino fundamental irão aprender sobre Georges Méliès e o Cinema de Ficção. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
    Atividade completa
  6. 6. Design Thinking:

    Nesta aula, os alunos do 9º ano do ensino fundamental serão apresentados ao cineasta francês Georges Méliès e ao cinema de ficção. Será trabalhado o contexto histórico e artístico em que Méliès produziu seus filmes, bem como as técnicas utilizadas por ele para criar efeitos especiais. A metodologia utilizada será o Design Thinking e o objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais.
    Atividade completa
  7. 7. Ensino Híbrido:

    A aula sobre Georges Méliès e o Cinema de Ficção tem como objetivo apresentar aos alunos a importância do cinema na história da arte e como ele se relaciona com outras linguagens artísticas, como a música, a literatura e as artes visuais. Méliès foi um dos pioneiros do cinema de ficção, criando efeitos especiais e narrativas fantásticas que influenciaram muitos cineastas ao longo dos anos. A metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada para que os alunos possam criar um template de registro de aprendizagem. Dessa forma, eles poderão acompanhar seu próprio processo de aprendizagem e terão mais autonomia na construção do conhecimento.
    Atividade completa
  8. 8. Gamificação:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre Georges Méliès e o Cinema de Ficção. Méliès foi um dos primeiros cineastas a utilizar efeitos especiais em seus filmes, criando um mundo de fantasia e ficção. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: