Aula sobre Georges Melies E O Cinema De Ficcao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre Georges Méliès e o cinema de ficção. Méliès foi um cineasta francês que revolucionou o cinema com suas técnicas de efeitos especiais e narrativas fantásticas. Ele foi um dos pioneiros do cinema e suas obras influenciaram muitos cineastas ao longo dos anos. O objetivo desta aula é mostrar aos alunos como a arte do cinema pode ser usada para contar histórias e criar mundos imaginários. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e faça uma breve contextualização sobre Georges Méliès e sua importância para o cinema. Icentive os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem seus conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Apresentação de exemplos (20 minutos)

    Apresente alguns trechos de filmes de Méliès e explique as técnicas de efeitos especiais utilizadas pelo cineasta. Convide a turma a analisar as cenas e a identificar os elementos que tornam os filmes de Méliès tão especiais.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo (30 minutos)

    Divida os alunos em grupos e oriente-os a elaborarem uma apresentação contendo a análise que fizeram do trecho do filme, além de um template de avaliação por pares, contendo: os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada grupo irá avaliar o trabalho dos outros grupos, considerando esses critérios.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os grupos irão apresentar suas análises e discutir os pontos positivos e negativos do trabalho dos outros grupos. O professor irá mediar a discussão e incentivar os alunos a oferecerem feedback construtivo.

  5. Etapa 5 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma breve síntese da aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos ao apresentar exemplos de filmes de Méliès;
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe por meio da metodologia Aprendizagem Entre Pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como as tarefas foram divididas e executadas;
  • Construção dos argumentos: como os alunos apresentaram suas ideias e opiniões;
  • Apresentação e comunicação: como os alunos se expressaram e se comunicaram com a turma;
  • Desempenho geral: como o grupo se saiu na atividade como um todo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e fazer uma breve contextualização sobre Georges Méliès e sua importância para o cinema;
  • Apresentar exemplos de filmes de Méliès e explicar as técnicas de efeitos especiais utilizadas pelo cineasta;
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar os alunos a oferecerem feedback construtivo;
  • Fazer uma breve síntese da aula e incentivar os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Ações do aluno

  • Analisar as cenas apresentadas pelo professor e identificar os elementos que tornam os filmes de Méliès tão especiais;
  • Trabalhar em grupo para criar um template de avaliação por pares;
  • Avaliar o trabalho dos outros grupos, considerando os critérios estabelecidos;
  • Apresentar suas avaliações e discutir os pontos positivos e negativos do trabalho dos outros grupos;
  • Compartilhar suas reflexões e aprendizados com a turma.