Aula sobre Georges Melies E O Cinema De Ficcao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, os alunos do 9º ano do ensino fundamental serão apresentados ao cineasta francês Georges Méliès e ao cinema de ficção. Será trabalhado o contexto histórico e artístico em que Méliès produziu seus filmes, bem como as técnicas utilizadas por ele para criar efeitos especiais. A metodologia utilizada será o Design Thinking e o objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente à turma o cineasta Georges Méliès e contextualize sua obra no cenário artístico e histórico da época. Se possível, exiba um trecho de um dos filmes de Méliès para despertar a curiosidade dos alunos.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia (20 minutos)

    Organize os alunos em grupos e oriente que criem um mapa de empatia sobre o personagem principal do filme exibido na etapa anterior. O mapa deve conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Análise dos Mapas (20 minutos)

    Os grupos irão apresentar seus mapas e discutir em conjunto as informações obtidas. Medie a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  4. Etapa 4 - Criação de Storyboard (30 minutos)

    Os grupos irão criar um _storyboard_ para um filme de ficção baseado no personagem analisado no mapa de empatia. O storyboard deve conter, pelo menos, 6 quadros e deve ser apresentado de forma clara e objetiva. Esse material é uma sequência de desenhos, quadro a quadro, com o esboço das diversas cenas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Storyboards (30 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu storyboard para a turma. Os alunos devem explicar a história e os elementos visuais presentes em cada quadro.

  6. Etapa 6 - Discussão (20 minutos)

    Professor, medie uma discussão sobre as semelhanças e diferenças entre os storyboards apresentados. Os alunos devem refletir sobre as escolhas feitas pelos grupos e como elas afetam a narrativa.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Conclua a aula ressaltando a importância do cinema de ficção e de Georges Méliès para a história do cinema. Incentive os alunos a assistirem a mais filmes de Méliès e a explorarem o cinema de ficção, em geral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de linguagens audiovisuais e visuais;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Promover a reflexão crítica sobre a obra de Georges Méliès e o cinema de ficção.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade do mapa de empatia e do storyboard criado pelos grupos;
  • Coerência narrativa e visual do storyboard apresentado.

Ações do professor

  • Apresentar a obra de Georges Méliès de forma clara e objetiva;
  • Mediar as discussões e estimular a reflexão crítica dos alunos;
  • Avaliar os trabalhos dos alunos de forma justa e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Criar um mapa de empatia e um storyboard coerentes e criativos;
  • Apresentar o storyboard de forma clara e objetiva para a turma.