Aula sobre Georges Melies E O Cinema De Ficcao
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A aula sobre Georges Méliès e o Cinema de Ficção tem como objetivo apresentar aos alunos a importância do cinema na história da arte e como ele se relaciona com outras linguagens artísticas, como a música, a literatura e as artes visuais. Méliès foi um dos pioneiros do cinema de ficção, criando efeitos especiais e narrativas fantásticas que influenciaram muitos cineastas ao longo dos anos. A metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada para que os alunos possam criar um template de registro de aprendizagem. Dessa forma, eles poderão acompanhar seu próprio processo de aprendizagem e terão mais autonomia na construção do conhecimento.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, a metodologia Ensino Híbrido conta com uma etapa prévia, antes dos alunos chegarem na sala. Então, a ideia é que você disponibilize materiais sobre o tema para que a turma possa estudar em casa e elaborar um template de registro de aprendizagem, contendo os pontos de maior destaque a respeito.Etapa 2 - Apresentação de Georges Méliès (20 minutos)
Proponha uma roda de conversa para que a turma compartilhe suas anotações, ideias e dúvidas a respeito do tema e prossiga, apresentando a biografia e as principais obras de Méliès. Você pode compartilhar trechos de seus filmes e explicar como ele criava seus efeitos especiais.Etapa 3 - Análise de um filme de Méliès (30 minutos)
Organize um momento para que os alunos assistam a um filme de Méliès e façam uma análise crítica, identificando os elementos que compõem a narrativa e os efeitos especiais utilizados.Etapa 4 - Criação de um storyboard (40 minutos)
Os alunos devem criar um _storyboard_ para um filme de ficção científica, utilizando os elementos aprendidos na aula. Eles podem trabalhar em grupos ou individualmente. Esse material é uma sequência de desenhos, quadro a quadro, com o esboço das diversas cenas.Etapa 5 - Apresentação dos storyboards (30 minutos)
Os alunos devem apresentar seus storyboards para a turma, explicando a história e os elementos utilizados na criação.Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)
Proponha uma discussão em grupo sobre os filmes de Méliès e os storyboards criados pelos alunos, incentivando a reflexão sobre a importância do cinema na história da arte e como ele se relaciona com outras linguagens artísticas.Etapa 7 - Check-out (10 minutos)
Os alunos devem finalizar as anotações em seus templates de registro de aprendizagem, refletindo sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica de obras cinematográficas;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de um storyboard;
- Promover a reflexão sobre a importância do cinema na história da arte e como ele se relaciona com outras linguagens artísticas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo;
- Qualidade do storyboard criado pelos alunos;
- Capacidade de análise crítica dos filmes de Méliès.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
- Fornecer feedbacks construtivos sobre os trabalhos dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir aos filmes de Méliès com atenção e fazer anotações sobre os elementos utilizados na narrativa;
- Criar um storyboard criativo e bem estruturado;
- Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando suas ideias e opiniões.