Aula sobre Georges Melies E O Cinema De Ficcao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos serão apresentados ao cineasta francês Georges Méliès e seu papel fundamental na história do cinema de ficção. Serão explorados seus principais trabalhos, técnicas e contribuições para a linguagem cinematográfica. Além disso, a metodologia ativa Rotação por estações será utilizada para que os alunos possam criar e produzir suas próprias histórias em formato de cinema de ficção. É importante destacar que o cinema de ficção é uma linguagem que está presente em nosso cotidiano, seja em filmes, séries, animações ou vídeos na internet.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o cineasta Georges Méliès e seus principais trabalhos, contextualizando sua importância para o cinema de ficção. Se possível, exiba um trecho do filme "Viagem à Lua" (1902), um dos trabalhos mais conhecidos de Méliès.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)

    Organize a turma em três grupos e explique sobre a metodologia Rotação por Estações. Cada grupo deverá permanecer em uma estação, durante 30 minutos, realizando a atividade proposta. Quando o tempo acabar, deverão se dirigir à estação seguinte.

    Estação 1 - Análise de obras de Méliès (30 minutos)

    Na estação 1, os alunos irão uma obra de Méliès. Eles deverão identificar as técnicas utilizadas, os elementos de ficção presentes e o impacto que a obra teve na história do cinema.

    Estação 2 - Criação de roteiros (30 minutos)

    Na estação 2, os alunos irão criar roteiros para suas próprias histórias em formato de cinema de ficção. Eles deverão utilizar elementos de ficção, como viagens no tempo, seres extraterrestres, superpoderes, entre outros. Forneça orientações e exemplos de roteiros.

    Estação 3 - Produção de cenas (30 minutos)

    Os alunos irão produzir cenas de suas histórias utilizando a técnica de stop motion. Eles deverão utilizar materiais simples, como papel, lápis de cor e massinha de modelar. Compartilhe orientações sobre a técnica.


  3. Etapa 3 - Apresentação das histórias (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar sua história em formato de cinema de ficção. As cenas produzidas serão exibidas em sequência, acompanhadas pelos roteiros criados pelos alunos.

  4. Etapa 4 - Discussão e reflexão (20 minutos)

    Conduza uma discussão sobre as histórias produzidas pelos alunos, destacando os elementos de ficção presentes e as técnicas utilizadas. Oriente-os a uma reflexão sobre a importância do cinema de ficção como linguagem artística.

  5. Etapa 5 - Encerramento (10 minutos)

    Encerre a aula destacando a importância do trabalho em grupo e da criatividade na produção de histórias em formato de cinema de ficção.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na produção de histórias em formato de cinema de ficção;
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Identificação e análise dos elementos de ficção presentes nas obras de Méliès;
  • Criatividade e originalidade na criação dos roteiros e cenas;
  • Utilização adequada da técnica de stop motion na produção das cenas.

Ações do professor

  • Apresentar o cineasta Georges Méliès e contextualizar sua importância para o cinema de ficção;
  • Fornecer orientações e exemplos de roteiros e técnicas de produção de cenas;
  • Conduzir a discussão e reflexão sobre as histórias produzidas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Analisar obras de Méliès e identificar os elementos de ficção presentes;
  • Criar roteiros para suas próprias histórias em formato de cinema de ficção;
  • Produzir cenas utilizando a técnica de stop motion.