Aula sobre Georges Melies E O Cinema De Ficcao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, os alunos do 9º ano do ensino fundamental irão aprender sobre Georges Méliès e o Cinema de Ficção. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente à turma o tema da aula e contextualize a importância de Georges Méliès para o cinema. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a expressarem suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida (20 minutos)
Compartilhe um vídeo ou material escrito sobre Georges Méliès e o Cinema de Ficção em casa. Caso seja vídeo, considere a duração de até 10 minutos. Os alunos devem anotar as principais informações e ideias apresentadas e montar um mapa conceitual.Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)
Organize os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas para discutirem as informações e ideias sistematizadas e elaborar um produto final que resuma todas as conclusões geradas a partir deste diálogo. Além disso, cada grupo deve escolher um líder para apresentá-las.Etapa 4 - Apresentação dos templates (20 minutos)
Cada grupo irá apresentar seu template e discutir as principais conclusões da atividade. Incentive a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma síntese da aula e reforce a importância de Georges Méliès para o cinema e para as artes visuais, em geral.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras;
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para promover a aprendizagem significativa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Apresentação clara e objetiva das ideias e conclusões;
- Análise crítica e reflexiva sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância de Georges Méliès para o cinema;
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema;
- Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância de Georges Méliès para o cinema e para as artes visuais, em geral.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo ou ler o texto sobre Georges Méliès e o Cinema de Ficção;
- Participar ativamente da discussão em grupo;
- Apresentar claramente o template para a turma;
- Analisar criticamente o tema e suas ideias.