Aula sobre Georges Melies E O Cinema De Ficcao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos do 9º ano do ensino fundamental irão aprender sobre Georges Méliès e o Cinema de Ficção. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente à turma o tema da aula e contextualize a importância de Georges Méliès para o cinema. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a expressarem suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida (20 minutos)

    Compartilhe um vídeo ou material escrito sobre Georges Méliès e o Cinema de Ficção em casa. Caso seja vídeo, considere a duração de até 10 minutos. Os alunos devem anotar as principais informações e ideias apresentadas e montar um mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Organize os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas para discutirem as informações e ideias sistematizadas e elaborar um produto final que resuma todas as conclusões geradas a partir deste diálogo. Além disso, cada grupo deve escolher um líder para apresentá-las.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu template e discutir as principais conclusões da atividade. Incentive a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância de Georges Méliès para o cinema e para as artes visuais, em geral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para promover a aprendizagem significativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva das ideias e conclusões;
  • Análise crítica e reflexiva sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância de Georges Méliès para o cinema;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema;
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância de Georges Méliès para o cinema e para as artes visuais, em geral.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto sobre Georges Méliès e o Cinema de Ficção;
  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Apresentar claramente o template para a turma;
  • Analisar criticamente o tema e suas ideias.