Geosfera

Nesta aula vamos te ajudar a conhecer a geosfera. Vamos começar essa aula de Ciências? Divirta-se! 😀

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Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual camada da geosfera tem as maiores temperaturas?

    A) Crosta.

    B) Manto.

    C) Núcleo.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    A Geosfera é a camada interna do nosso planeta, composta por rochas, minerais e metais. Ela é formada por diferentes camadas, como a crosta terrestre, o manto e o núcleo. Essa camada é muito importante para entendermos como a Terra funciona e como ela se formou. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão incentivados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características." Para isso, usaremos exemplos práticos e didáticos que possam ser aplicados no cotidiano dos estudantes.

    Sala de Aula Invertida

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  4. 4. Rotação por estações:

    A Geosfera é a camada sólida da Terra, que se estende desde a superfície até o centro do planeta, e é composta por diferentes camadas com características e composições distintas. Para os estudantes, é importante entender como a Geosfera é composta e como essas camadas interagem para compor o nosso planeta. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos para desenvolverem atividades diferentes relacionadas ao tema. Assim, os estudantes terão a oportunidade de aprender de maneira mais dinâmica e interativa.

    Rotação por estações

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  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A Geosfera é um dos temas mais importantes para o estudo da Geografia e das Ciências da Terra. É o estudo das camadas que estruturam o planeta Terra, desde a atmosfera até a estrutura interna. É importante que os alunos compreendam as características de cada camada e como elas interagem para formar o planeta em que vivemos. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um modelo de avaliação por rubrica com critérios de Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para cada subtema. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra e suas principais características.

    Modelo de Debate Crítico (MDC)

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  6. 6. Gamificação:

    A Geosfera é uma das camadas que compõem a estrutura da Terra e é responsável por abrigar uma grande variedade de rochas, minerais e metais. Esses elementos são importantes para o nosso cotidiano, pois são utilizados na construção de casas, na produção de eletrodomésticos e até mesmo na fabricação de carros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Gamificação para que os alunos possam criar um jogo educativo sobre a Geosfera, onde serão incentivados a identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra e suas principais características.

    Gamificação

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  7. 7. Design Sprint:

    A Geosfera é o conjunto de camadas que formam a estrutura da Terra, desde a crosta terrestre até o núcleo. É importante que os alunos compreendam essa estrutura e suas características para entender melhor os fenômenos naturais que ocorrem no planeta. Por exemplo, a formação de vulcões e terremotos estão diretamente ligados às camadas da Geosfera. Nesta aula, será aplicada a metodologia Design Sprint, que é uma forma de estimular a criatividade e a solução de problemas. Os alunos irão criar um modelo com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a Geosfera.

    Design Sprint

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  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    A Geosfera é a camada sólida do planeta Terra que engloba a crosta terrestre, o manto e o núcleo. É importante que os alunos compreendam a estrutura do planeta em que vivemos, bem como as suas principais características. Através da metodologia Aprendizagem Entre Pares, os alunos serão divididos em grupos para criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Com isso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de trabalho em equipe, comunicação, argumentação e avaliação crítica.

    Aprendizagem Entre Pares

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