Aula sobre Geosfera

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A Geosfera é a camada sólida do planeta Terra que engloba a crosta terrestre, o manto e o núcleo. É importante que os alunos compreendam a estrutura do planeta em que vivemos, bem como as suas principais características. Através da metodologia Aprendizagem Entre Pares, os alunos serão divididos em grupos para criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Com isso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de trabalho em equipe, comunicação, argumentação e avaliação crítica.

Aprendizagem Entre Pares


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma roda de conversa sobre o tema Geosfera, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre o assunto. Em seguida, apresente o objetivo da aula: "Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características."

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e criação do modelo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve pesquisar sobre as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. Os alunos devem utilizar livros didáticos, enciclopédias e/ou recursos digitais disponíveis.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação

    Com base nas informações pesquisadas, cada grupo deve preparar uma apresentação sobre as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. A apresentação deve conter argumentos bem estruturados e uma comunicação clara e objetiva.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua pesquisa e suas avaliações para a turma. Os outros grupos devem preencher o modelo de avaliação por pares com notas de 1 a 5 para cada critério.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e fracos de suas apresentações. Medie a discussão e oriente os alunos na reflexão sobre as avaliações recebidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula com uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia Aprendizagem Entre Pares pode ser aplicada em outras aulas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe
  • Desenvolver habilidades de comunicação
  • Desenvolver habilidades de argumentação
  • Desenvolver habilidades de avaliação crítica
  • Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Mediar a discussão entre os grupos
  • Orientar os alunos na reflexão sobre as avaliações recebidas
  • Estimular a participação de todos os alunos
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e respeitoso

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe
  • Pesquisar sobre as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características
  • Preparar uma apresentação com argumentos bem estruturados e comunicação clara e objetiva
  • Avaliar os outros grupos conforme o modelo criado em equipe
  • Discutir as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e fracos de suas apresentações.