Aula sobre Geosfera
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A Geosfera é o conjunto de camadas que formam a estrutura da Terra, desde a crosta terrestre até o núcleo. É importante que os alunos compreendam essa estrutura e suas características para entender melhor os fenômenos naturais que ocorrem no planeta. Por exemplo, a formação de vulcões e terremotos estão diretamente ligados às camadas da Geosfera. Nesta aula, será aplicada a metodologia Design Sprint, que é uma forma de estimular a criatividade e a solução de problemas. Os alunos irão criar um modelo com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a Geosfera.
Design Sprint
Etapa 1 - Apresentação
Faça uma introdução no início da aula sobre a Geosfera e suas camadas. Em seguida,divida a turma em grupos e forneça uma folha com o modelo do Design Sprint.Etapa 2 - Entender
Auxilie os alunos a pesquisar e discutir em grupo as características de cada camada da Geosfera. Eles podem usar livros, enciclopédias, internet, entre outros recursos.Etapa 3 - Esboçar
Cada grupo irá desenhar uma representação gráfica das camadas da Geosfera e suas características. É importante que eles sejam criativos e usem cores para diferenciar as camadas.Etapa 4 - Decidir
Cada grupo irá apresentar sua representação gráfica para a turma. Em seguida, os alunos irão debater e escolher a melhor representação, levando em consideração a precisão e a criatividade.Etapa 5 - Prototipar
Com a representação escolhida, os alunos irão criar um modelo tridimensional da Geosfera, utilizando materiais como argila, massinha de modelar, papel machê, entre outros.Etapa 6 - Testar
Os grupos apresentarão seu modelo tridimensional para a turma. Em seguida, os alunos irão debater e avaliar os modelos, levando em consideração a precisão e a criatividade.Etapa 7 - Conclusão
Faça o encerramento da aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema da Geosfera.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a criatividade e a solução de problemas dos alunos.
- Compreender as diferentes camadas da Geosfera e suas características.
- Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nos debates e discussões em grupo.
- Precisão e criatividade na representação gráfica e no modelo tridimensional da Geosfera.
- Colaboração e trabalho em equipe.
Ações do professor
- Apresentar de forma clara e objetiva o tema da Geosfera.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e debates em grupo.
- Fornecer suporte e orientação aos alunos durante as etapas do Design Sprint.
Ações do aluno
- Pesquisar e discutir em grupo as características das camadas da Geosfera.
- Desenhar e criar uma representação gráfica e um modelo tridimensional da Geosfera.
- Participar ativamente dos debates e avaliações em grupo.