Aula sobre Geosfera

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Geosfera é o conjunto de camadas que formam a estrutura da Terra, desde a crosta terrestre até o núcleo. É importante que os alunos compreendam essa estrutura e suas características para entender melhor os fenômenos naturais que ocorrem no planeta. Por exemplo, a formação de vulcões e terremotos estão diretamente ligados às camadas da Geosfera. Nesta aula, será aplicada a metodologia Design Sprint, que é uma forma de estimular a criatividade e a solução de problemas. Os alunos irão criar um modelo com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a Geosfera.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Apresentação

    Faça uma introdução no início da aula sobre a Geosfera e suas camadas. Em seguida,divida a turma em grupos e forneça uma folha com o modelo do Design Sprint.

  2. Etapa 2 - Entender

    Auxilie os alunos a pesquisar e discutir em grupo as características de cada camada da Geosfera. Eles podem usar livros, enciclopédias, internet, entre outros recursos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo irá desenhar uma representação gráfica das camadas da Geosfera e suas características. É importante que eles sejam criativos e usem cores para diferenciar as camadas.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar sua representação gráfica para a turma. Em seguida, os alunos irão debater e escolher a melhor representação, levando em consideração a precisão e a criatividade.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com a representação escolhida, os alunos irão criar um modelo tridimensional da Geosfera, utilizando materiais como argila, massinha de modelar, papel machê, entre outros.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos apresentarão seu modelo tridimensional para a turma. Em seguida, os alunos irão debater e avaliar os modelos, levando em consideração a precisão e a criatividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça o encerramento da aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema da Geosfera.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a solução de problemas dos alunos.
  • Compreender as diferentes camadas da Geosfera e suas características.
  • Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates e discussões em grupo.
  • Precisão e criatividade na representação gráfica e no modelo tridimensional da Geosfera.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o tema da Geosfera.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e debates em grupo.
  • Fornecer suporte e orientação aos alunos durante as etapas do Design Sprint.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir em grupo as características das camadas da Geosfera.
  • Desenhar e criar uma representação gráfica e um modelo tridimensional da Geosfera.
  • Participar ativamente dos debates e avaliações em grupo.