Aula sobre Geosfera
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Geosfera é um dos temas mais importantes para o estudo da Geografia e das Ciências da Terra. É o estudo das camadas que estruturam o planeta Terra, desde a atmosfera até a estrutura interna. É importante que os alunos compreendam as características de cada camada e como elas interagem para formar o planeta em que vivemos. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um modelo de avaliação por rubrica com critérios de Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para cada subtema. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra e suas principais características.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
Faça uma introdução sobre o tema Geosfera, apresentando os objetivos da aula e como ela será conduzida. Divida os alunos em grupos e forneça as instruções para criar o modelo de avaliação por rubrica.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo receberá um subtema para pesquisar, como a atmosfera, a litosfera, a hidrosfera e a biosfera. Os alunos deverão buscar informações em livros, na internet ou em outras fontes confiáveis. Ajude os alunos a encontrar as informações necessárias.Etapa 3 - Debate
Os grupos terão que defender suas pesquisas para a turma, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado anteriormente. Os alunos deverão utilizar argumentos sólidos e baseados em fatos para defender suas pesquisas.Etapa 4 - Síntese
Faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos, destacando as principais características de cada camada que compõe a geosfera.Etapa 5 - Atividade prática
Proponha uma atividade prática em que os alunos terão que identificar as camadas da geosfera em um modelo de globo terrestre. Utilize materiais como bolas de isopor, tinta e canetas para que os alunos possam criar seus próprios modelos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos se reunirão em grupos para discutir a atividade prática e compartilhar o que aprenderam sobre as camadas da geosfera.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, destacando os principais pontos abordados e como eles se relacionam com o cotidiano dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra e suas principais características.
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise de informações.
Critérios de avaliação
- Pesquisa e análise de informações
- Argumentação e defesa de ideias
- Participação e colaboração em grupo
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar os objetivos da aula
- Orientar os alunos na pesquisa e análise de informações
- Estimular a discussão e a argumentação entre os grupos
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa e análise de informações
- Participar ativamente do debate em grupo
- Colaborar com os demais integrantes do grupo