Aula sobre Geosfera

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Geosfera é um dos temas mais importantes para o estudo da Geografia e das Ciências da Terra. É o estudo das camadas que estruturam o planeta Terra, desde a atmosfera até a estrutura interna. É importante que os alunos compreendam as características de cada camada e como elas interagem para formar o planeta em que vivemos. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um modelo de avaliação por rubrica com critérios de Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para cada subtema. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra e suas principais características.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução sobre o tema Geosfera, apresentando os objetivos da aula e como ela será conduzida. Divida os alunos em grupos e forneça as instruções para criar o modelo de avaliação por rubrica.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo receberá um subtema para pesquisar, como a atmosfera, a litosfera, a hidrosfera e a biosfera. Os alunos deverão buscar informações em livros, na internet ou em outras fontes confiáveis. Ajude os alunos a encontrar as informações necessárias.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos terão que defender suas pesquisas para a turma, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado anteriormente. Os alunos deverão utilizar argumentos sólidos e baseados em fatos para defender suas pesquisas.

  4. Etapa 4 - Síntese

    Faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos, destacando as principais características de cada camada que compõe a geosfera.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Proponha uma atividade prática em que os alunos terão que identificar as camadas da geosfera em um modelo de globo terrestre. Utilize materiais como bolas de isopor, tinta e canetas para que os alunos possam criar seus próprios modelos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos para discutir a atividade prática e compartilhar o que aprenderam sobre as camadas da geosfera.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, destacando os principais pontos abordados e como eles se relacionam com o cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra e suas principais características.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise de informações.

Critérios de avaliação

  • Pesquisa e análise de informações
  • Argumentação e defesa de ideias
  • Participação e colaboração em grupo

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar os objetivos da aula
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise de informações
  • Estimular a discussão e a argumentação entre os grupos

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa e análise de informações
  • Participar ativamente do debate em grupo
  • Colaborar com os demais integrantes do grupo