Aula sobre Geosfera

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Geosfera é a camada sólida da Terra, que se estende desde a superfície até o centro do planeta, e é composta por diferentes camadas com características e composições distintas. Para os estudantes, é importante entender como a Geosfera é composta e como essas camadas interagem para compor o nosso planeta. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos para desenvolverem atividades diferentes relacionadas ao tema. Assim, os estudantes terão a oportunidade de aprender de maneira mais dinâmica e interativa.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema da Geosfera e suas camadas. Explique aos alunos como o planeta é dividido e como cada camada é composta. É importante apresentarimagens e vídeos para auxiliar na compreensão do assunto.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Estrutura interna da Terra

    Divida os alunos em 3 grupos e a estação 1 será responsável por aprender sobre a estrutura interna da Terra. Disponibilize textos, imagens e vídeos para que os alunos possam entender como a Terra é dividida internamente e quais são as principais características de cada camada. Ao final, os alunos deverão apresentar para os demais grupos o que aprenderam.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Placas tectônicas

    A estação 2 será responsável por aprender sobre as placas tectônicas e como elas interagem para formar o relevo terrestre. Forneça textos, imagens e vídeos para que os alunos possam entender como as placas se movimentam e quais são as consequências desse movimento. Ao final, os alunos deverão apresentar para os demais grupos o que aprenderam.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Atmosfera

    A estação 3 será responsável por aprender sobre a atmosfera terrestre e como ela é importante para a vida no planeta. Disponibilize textos, imagens e vídeos para que os alunos possam entender como a atmosfera é composta e quais são suas principais funções. Ao final, os alunos deverão apresentar para os demais grupos o que aprenderam.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupo para discutir o que aprenderam nas estações e como as camadas da Geosfera interagem para formar o planeta Terra. Auxilie na discussão e esclarecer possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos farão uma avaliação individual sobre o tema, com questões relacionadas às camadas da Geosfera e suas características. Faça a correção das atividades e discuta as questões com a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça ao final, um breve resumo do que foi aprendido na aula e como a metodologia ativa Rotação por estações pode ser utilizada em outras aulas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
  • Estimular a interação e troca de informações entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das camadas da Geosfera e suas características.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva das ideias.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Auxiliar os alunos durante as atividades.
  • Estimular a participação e interação entre os alunos.
  • Corrigir e discutir as avaliações com a turma.
  • Fazer um resumo do que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Apresentar as ideias de forma clara e objetiva.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Realizar a avaliação individual de forma honesta e responsável.
  • Discutir em grupo o que foi aprendido e como as camadas da Geosfera interagem para formar a Terra.