Aula sobre Geosfera

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Geosfera é a camada interna do nosso planeta, composta por rochas, minerais e metais. Ela é formada por diferentes camadas, como a crosta terrestre, o manto e o núcleo. Essa camada é muito importante para entendermos como a Terra funciona e como ela se formou. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão incentivados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características." Para isso, usaremos exemplos práticos e didáticos que possam ser aplicados no cotidiano dos estudantes.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e faça uma breve explicação sobre a Geosfera. Em seguida, divida os alunos em grupos e peça-os para pesquisar sobre as diferentes camadas que compõem a Geosfera e suas principais características.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Os grupos terão que criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Eles deverão utilizar essa ferramenta para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize materiais de apoio, como vídeos, textos e imagens, para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos deverão apresentar seus modelos e discutir em conjunto as principais características das diferentes camadas da Geosfera.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Proponha aos alunos uma atividade prática, na qual deverão construir um modelo da Geosfera, utilizando materiais como argila, papel machê, entre outros. Eles deverão identificar as diferentes camadas e suas principais características.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos

    Os grupos apresentarão seus modelos e explicarão como construíram cada camada e o que cada uma representa.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Faça uma discussão final com os alunos, ressaltando as principais características das diferentes camadas da Geosfera e como elas se relacionam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as diferentes camadas que compõem a Geosfera e suas principais características;
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na construção dos modelos;
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e apresentação oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa em grupo;
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos;
  • Qualidade da construção do modelo da Geosfera;
  • Capacidade de identificar as diferentes camadas e suas principais características;
  • Participação na apresentação oral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa;
  • Orientar os alunos na construção do modelo da Geosfera;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos;
  • Fazer uma discussão final para ressaltar as principais características das diferentes camadas da Geosfera.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em grupo;
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Construir o modelo da Geosfera;
  • Identificar as diferentes camadas e suas principais características;
  • Apresentar oralmente o modelo construído.