Geração de energia e impactos socioambientais

Nesta aula de Ciências, vamos estudar sobre geração de energia e impactos socioambientais. Interessante, né? Acompanhe o vídeo e bons estudos!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Sobre os impactos causados pela geração de energia, é certo afirmar que:

    A) A produção de energia nuclear apresenta diversos riscos ao meio ambiente e seres vivos.

    B) Os impactos negativos causados pela construção de usinas hidrelétricas são apenas ambientais.

    C) A construção de usinas eólicas não gera qualquer tipo de impacto ambiental ou social.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    A geração de energia é um tema muito presente em nosso cotidiano, desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir. As diferentes formas de geração de energia, como a hidrelétrica, termelétrica e eólica, têm impactos socioambientais significativos e é importante que os estudantes conheçam esses impactos e discutam sobre eles. Nesta aula, os estudantes irão desenvolver a habilidade de discutir e avaliar diferentes usinas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais, além de entender como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

    Sala de Aula Invertida

    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    A geração de energia elétrica é um tema muito importante e presente no cotidiano de todos nós. É impossível viver sem energia elétrica, mas muitas vezes não nos damos conta de como ela é gerada e quais são os impactos socioambientais causados por cada tipo de usina geradora. Nesta aula, vamos discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica, como termelétricas, hidrelétricas, eólicas, solares, entre outras. Vamos entender as semelhanças e diferenças entre elas e seus impactos socioambientais. Além disso, vamos aprender como essa energia chega e é usada em nossa cidade, comunidade, casa ou escola. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Rotação por estações

    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    A geração de energia elétrica é um tema presente no cotidiano de todos nós, seja em casa, na escola, no trabalho ou em qualquer outro lugar que façamos uso de energia elétrica. Nesta aula, vamos discutir e avaliar as diferentes usinas de geração de energia elétrica, suas semelhanças e diferenças, bem como seus impactos socioambientais. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro contendo informações sobre um jogo que será desenvolvido ao longo da aula. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em entender como a energia elétrica chega até sua casa, escola ou comunidade e como ela é utilizada no cotidiano.

    Gamificação

    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    Nesta aula, será discutida a geração de energia e seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em nossa cidade, comunidade, casa ou escola. Será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que ajudará os alunos a desenvolverem habilidades em planejamento e resolução de problemas. Para contextualizar esse tema, sapresente exemplos práticos, como a usina hidrelétrica de Itaipu, a usina nuclear de Angra dos Reis e os parques eólicos do Nordeste.

    Design Sprint

    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A geração de energia é um assunto que é intrínseco ao nosso cotidiano, uma vez que nossa sociedade depende do uso de energia e é impactado pela sua geração. É de grande importância para os alunos compreenderem como a energia é gerada e quais são os impactos socioambientais relacionados a isso. Nesta aula, os alunos devem realizar uma pesquisa para aprofundarem-se em um tipo de usina e irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A geração de energia é um tema relevante e presente no cotidiano dos estudantes. Eles podem encontrar exemplos em sua própria casa, escola e comunidade, como a energia elétrica utilizada para iluminar suas casas e ligar os aparelhos domésticos. No entanto, apesar de muito presente em nosso dia a dia, o modo como a energia gerada não é tão conhecido. Assim, é importante que os alunos conheçam as diferentes usinas de geração de energia, bem como os possíveis impactos socioambientais que elas causam. Nesta aula, os alunos criarão um diário de bordo em grupo para discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica, seus impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: