Aula sobre Geracao De Energia E Impactos Socioambientais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A geração de energia é um tema relevante e presente no cotidiano dos estudantes. Eles podem encontrar exemplos em sua própria casa, escola e comunidade, como a energia elétrica utilizada para iluminar suas casas e ligar os aparelhos domésticos. No entanto, apesar de muito presente em nosso dia a dia, o modo como a energia gerada não é tão conhecido. Assim, é importante que os alunos conheçam as diferentes usinas de geração de energia, bem como os possíveis impactos socioambientais que elas causam. Nesta aula, os alunos criarão um diário de bordo em grupo para discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica, seus impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema para os alunos, utilizando exemplos práticos, como a geração de energia utilizada na sua cidade. Caso não haja uma usina na região, você pode utilizar outros exemplos, como hidrelétricas e usinas solares. Ressalte a importância de compreendermos sobre as diferentes usinas e seus impactos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas. Em seguida, explique a atividade proposta e o uso do diário de bordo. Explique aos alunos como o diário de bordo deve ser preenchido e os campos necessários.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deve escolher uma usina de geração de energia elétrica e identificar os impactos socioambientais causados por ela. Os alunos devem registrar o problema em seus diários de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos devem discutir e propor alternativas para minimizar ou solucionar os impactos socioambientais identificados na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos devem escolher a melhor alternativa proposta na etapa anterior e desenvolver uma solução para implementá-la. Os alunos devem registrar a solução em seus diários de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deve apresentar sua solução para a classe. Estimule a participação dos outros grupos para discutir e avaliar as diferentes propostas.

  7. Etapa 7 - Reflexão e conclusão

    Conduza uma reflexão sobre os aprendizados e as soluções apresentados. Ao fim, peça que anotem em seus diários de bordo as principais ideias discutidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante as discussões em grupo.
  • Qualidade das propostas de alternativas e soluções apresentadas pelos grupos.
  • Clareza e organização na apresentação das soluções para a classe.
  • Preenchimento dos diários de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos durante as discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na elaboração das propostas de alternativas e soluções.
  • Avaliar e fornecer feedbacks construtivos sobre as apresentações dos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente e colaborar com os colegas durante as discussões em grupo.
  • Identificar os impactos socioambientais de uma usina de geração de energia elétrica.
  • Propor alternativas e soluções para minimizar ou solucionar os impactos socioambientais identificados.
  • Registrar as discussões e propostas em seus diários de bordo.
  • Apresentar suas soluções para a classe e discutir as propostas dos outros grupos.