Aula sobre Geracao De Energia E Impactos Socioambientais
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta aula, será discutida a geração de energia e seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em nossa cidade, comunidade, casa ou escola. Será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que ajudará os alunos a desenvolverem habilidades em planejamento e resolução de problemas. Para contextualizar esse tema, sapresente exemplos práticos, como a usina hidrelétrica de Itaipu, a usina nuclear de Angra dos Reis e os parques eólicos do Nordeste.
Design Sprint
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e introduzir a metodologia Design Sprint. Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes formas de geração de energia e seus impactos socioambientais. É importante utilizar recursos audiovisuais para ilustrar os exemplos apresentados na contextualização.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos, em grupos, irão criar um mapa mental com as informações discutidas na primeira etapa. Cada grupo deve ter um líder que irá apresentar o mapa mental para a turma.Etapa 3 - Decidir
Os grupos irão escolher uma forma de geração de energia para aprofundar o estudo e discutir sobre seus impactos socioambientais. Dê sugestões de possíveis temas, como a hidrelétrica de Belo Monte ou a energia solar em residências.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão pesquisar sobre o tema escolhido e criar um infográfico que explique de forma clara e objetiva as informações coletadas. Você pode disponibilizar materiais como revistas, jornais e livros para auxiliar na pesquisa.Etapa 5 - Testar
Cada grupo irá apresentar o infográfico criado para a turma e discutir sobre as semelhanças e diferenças entre as formas de geração de energia estudadas. Incentive a participação dos alunos e promover um debate sobre as vantagens e desvantagens de cada forma de geração de energia.Etapa 6 - Encerramento
Faça uma breve conclusão destacando os pontos positivos e os pontos a serem melhorados de cada grupo. É importante incentivar os alunos a tirarem suas dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades em planejamento e resolução de problemas.
- Compreender as diferentes formas de geração de energia e seus impactos socioambientais.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade do infográfico produzido.
- Clareza e objetividade na apresentação do infográfico.
Ações do professor
- Apresentar o tema e introduzir a metodologia Design Sprint.
- Disponibilizar materiais para pesquisa.
- Incentivar a participação dos alunos no debate.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Criar um mapa mental com as informações discutidas.
- Pesquisar sobre o tema escolhido e criar um infográfico.