Aula sobre Geracao De Energia E Impactos Socioambientais
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A geração de energia elétrica é um tema presente no cotidiano de todos nós, seja em casa, na escola, no trabalho ou em qualquer outro lugar que façamos uso de energia elétrica. Nesta aula, vamos discutir e avaliar as diferentes usinas de geração de energia elétrica, suas semelhanças e diferenças, bem como seus impactos socioambientais. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro contendo informações sobre um jogo que será desenvolvido ao longo da aula. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em entender como a energia elétrica chega até sua casa, escola ou comunidade e como ela é utilizada no cotidiano.
Gamificação
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e contextualizar a importância da geração de energia elétrica para a sociedade. Serão apresentados exemplos práticos de como a energia elétrica é utilizada no cotidiano dos alunos.Etapa 2 - Divisão dos grupos e criação do mapa de registro
Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa de registro contendo as informações sobre o jogo que será desenvolvido ao longo da aula.Etapa 3 - Definição do Nome do Jogo e Objetivo do Jogo
Cada grupo deverá definir o nome do jogo e seu objetivo. O objetivo deve estar relacionado ao tema da aula.Etapa 4 - Definição dos Desafios do Jogo e Níveis
Os grupos deverão definir os desafios do jogo e os níveis que serão necessários para alcançar o objetivo do jogo. Os desafios devem estar relacionados ao tema da aula.Etapa 5 - Definição do Esquema de Recompensas
Cada grupo deverá definir o esquema de recompensas que será utilizado no jogo. As recompensas devem estar relacionadas ao tema da aula. Se necessário ajude-os a criar as regras e objetivos dos jogos.Etapa 6 - Definição das Informações para o consumidor final
Os grupos deverão definir as informações que serão apresentadas para o consumidor final do jogo. Essas informações devem estar relacionadas ao tema da aula.Etapa 7 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deverá apresentar o jogo desenvolvido para a turma. Ao final, os alunos deverão avaliar e discutir os diferentes jogos apresentados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos na criação do jogo.
- Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Relação entre os desafios e as informações apresentadas no jogo com o tema da aula.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Participação ativa e colaboração dos alunos em seu grupo.
- Capacidade de avaliar e discutir os diferentes jogos apresentados.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da geração de energia elétrica para a sociedade.
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro e na definição dos elementos do jogo.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Avaliar e discutir os diferentes jogos apresentados pelos grupos.
- Fornecer feedbacks construtivos para os alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na criação do jogo.
- Definir o nome e objetivo do jogo.
- Definir os desafios, níveis e esquema de recompensas do jogo.
- Definir as informações que serão apresentadas para o consumidor final do jogo.
- Apresentar o jogo para a turma e avaliar os jogos apresentados pelos outros grupos.