Aula sobre Geracao De Energia E Impactos Socioambientais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A geração de energia elétrica é um tema muito importante e presente no cotidiano de todos nós. É impossível viver sem energia elétrica, mas muitas vezes não nos damos conta de como ela é gerada e quais são os impactos socioambientais causados por cada tipo de usina geradora. Nesta aula, vamos discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica, como termelétricas, hidrelétricas, eólicas, solares, entre outras. Vamos entender as semelhanças e diferenças entre elas e seus impactos socioambientais. Além disso, vamos aprender como essa energia chega e é usada em nossa cidade, comunidade, casa ou escola. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, sua importância e como será trabalhado na aula. Em seguida, divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Usinas termelétricas

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre usinas termelétricas, como elas funcionam, os tipos de combustíveis utilizados e seus impactos socioambientais. Para isso, é importante disponibilizar materiais de pesquisa como textos, imagens e vídeos. Em seguida, os alunos deverão criar um cartaz ou uma apresentação para compartilhar com os outros grupos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Usinas hidrelétricas

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre usinas hidrelétricas, como elas funcionam, as vantagens e desvantagens, e seus impactos socioambientais. Forneçatextos, imagens e vídeos. Em seguida, os alunos deverão criar um cartaz ou uma apresentação para compartilhar com os outros grupos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Energias renováveis

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre energias renováveis, como eólica, solar, biomassa, entre outras, como elas funcionam, as vantagens e desvantagens, e seus impactos socioambientais. Para isso, disponibilize materiais de pesquisa como textos, imagens e vídeos. Em seguida, os alunos deverão criar um cartaz ou uma apresentação para compartilhar com os outros grupos.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    Os grupos se reunirão para compartilhar as informações e os cartazes/ apresentações criados nas estações. Incentive uma discussão e faça os alunos a compararem as informações e avaliarem os diferentes tipos de usinas de geração de energia elétrica.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Cada aluno deverá escolher um tipo de usina de geração de energia elétrica e criar um texto ou uma imagem que mostre os impactos socioambientais causados por ela e possíveis soluções para minimizá-los.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula, enfatizando a importância da escolha consciente de fontes de energia elétrica e dos impactos socioambientais causados por cada tipo de usina.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica, suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
  • Incentivar a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de cartazes e apresentações.
  • Estimular a cooperação e a troca de informações entre os grupos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades.
  • Qualidade e criatividade dos cartazes e apresentações criados pelos grupos.
  • Coerência e clareza no texto ou imagem criados pelos alunos individualmente.
  • Compreensão dos impactos socioambientais causados por cada tipo de usina de geração de energia elétrica.
  • Capacidade de avaliar e comparar as diferentes usinas de geração de energia elétrica.

Ações do professor

  • Organizar a turma em grupos para as estações.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa para cada estação.
  • Mediar as discussões entre os grupos.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma avaliação geral da aula ao final.

Ações do aluno

  • Pesquisar e criar cartazes ou apresentações sobre usinas termelétricas, hidrelétricas e energias renováveis.
  • Compartilhar as informações e avaliar os diferentes tipos de usinas de geração de energia elétrica.
  • Criar um texto ou uma imagem que mostre os impactos socioambientais causados por um tipo de usina de geração de energia elétrica e possíveis soluções para minimizá-los.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Cooperar e trocar informações com os colegas de grupo.