Aula sobre Geracao De Energia E Impactos Socioambientais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A geração de energia elétrica é um tema muito importante e presente no cotidiano de todos nós. É impossível viver sem energia elétrica, mas muitas vezes não nos damos conta de como ela é gerada e quais são os impactos socioambientais causados por cada tipo de usina geradora. Nesta aula, vamos discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica, como termelétricas, hidrelétricas, eólicas, solares, entre outras. Vamos entender as semelhanças e diferenças entre elas e seus impactos socioambientais. Além disso, vamos aprender como essa energia chega e é usada em nossa cidade, comunidade, casa ou escola. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema, sua importância e como será trabalhado na aula. Em seguida, divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações.Etapa 2 - Estação 1 - Usinas termelétricas
Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre usinas termelétricas, como elas funcionam, os tipos de combustíveis utilizados e seus impactos socioambientais. Para isso, é importante disponibilizar materiais de pesquisa como textos, imagens e vídeos. Em seguida, os alunos deverão criar um cartaz ou uma apresentação para compartilhar com os outros grupos.Etapa 3 - Estação 2 - Usinas hidrelétricas
Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre usinas hidrelétricas, como elas funcionam, as vantagens e desvantagens, e seus impactos socioambientais. Forneçatextos, imagens e vídeos. Em seguida, os alunos deverão criar um cartaz ou uma apresentação para compartilhar com os outros grupos.Etapa 4 - Estação 3 - Energias renováveis
Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre energias renováveis, como eólica, solar, biomassa, entre outras, como elas funcionam, as vantagens e desvantagens, e seus impactos socioambientais. Para isso, disponibilize materiais de pesquisa como textos, imagens e vídeos. Em seguida, os alunos deverão criar um cartaz ou uma apresentação para compartilhar com os outros grupos.Etapa 5 - Compartilhamento
Os grupos se reunirão para compartilhar as informações e os cartazes/ apresentações criados nas estações. Incentive uma discussão e faça os alunos a compararem as informações e avaliarem os diferentes tipos de usinas de geração de energia elétrica.Etapa 6 - Atividade individual
Cada aluno deverá escolher um tipo de usina de geração de energia elétrica e criar um texto ou uma imagem que mostre os impactos socioambientais causados por ela e possíveis soluções para minimizá-los.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula, enfatizando a importância da escolha consciente de fontes de energia elétrica e dos impactos socioambientais causados por cada tipo de usina.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica, suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
- Incentivar a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de cartazes e apresentações.
- Estimular a cooperação e a troca de informações entre os grupos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades.
- Qualidade e criatividade dos cartazes e apresentações criados pelos grupos.
- Coerência e clareza no texto ou imagem criados pelos alunos individualmente.
- Compreensão dos impactos socioambientais causados por cada tipo de usina de geração de energia elétrica.
- Capacidade de avaliar e comparar as diferentes usinas de geração de energia elétrica.
Ações do professor
- Organizar a turma em grupos para as estações.
- Disponibilizar materiais de pesquisa para cada estação.
- Mediar as discussões entre os grupos.
- Estimular a participação de todos os alunos.
- Fazer uma avaliação geral da aula ao final.
Ações do aluno
- Pesquisar e criar cartazes ou apresentações sobre usinas termelétricas, hidrelétricas e energias renováveis.
- Compartilhar as informações e avaliar os diferentes tipos de usinas de geração de energia elétrica.
- Criar um texto ou uma imagem que mostre os impactos socioambientais causados por um tipo de usina de geração de energia elétrica e possíveis soluções para minimizá-los.
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Cooperar e trocar informações com os colegas de grupo.