Aula sobre Geracao De Energia E Impactos Socioambientais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A geração de energia é um tema muito presente em nosso cotidiano, desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir. As diferentes formas de geração de energia, como a hidrelétrica, termelétrica e eólica, têm impactos socioambientais significativos e é importante que os estudantes conheçam esses impactos e discutam sobre eles. Nesta aula, os estudantes irão desenvolver a habilidade de discutir e avaliar diferentes usinas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais, além de entender como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Introdução ao tema
Apresente o tema da aula e seus objetivos. Será feita uma breve explanação sobre as diferentes formas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais. Utilize exemplos práticos, como a usina hidrelétrica de Itaipu ou a usina termelétrica de Candiota, para ilustrar o tema.Etapa 2 - Sala de aula invertida
Os estudantes deverão pesquisar sobre as diferentes formas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais em casa, utilizando fontes como livros, sites e vídeos. Dê algumas sugestões de materiais para pesquisa. Os estudantes deverão preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com informações relevantes sobre o tema.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os estudantes deverão se reunir em grupos para discutir as informações pesquisadas e preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com as informações mais relevantes. Auxilie nas discussões e esclareça eventuais dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo deverá apresentar o seu modelo preenchido para a turma. Incentive a participação de todos os estudantes nas apresentações e poderá fazer comentários sobre as informações apresentadas.Etapa 5 - Debate em sala de aula
Após as apresentações, será aberto um debate em sala de aula sobre as diferentes formas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais. Faça uma mediação do debate e estimule a participação de todos os estudantes.Etapa 6 - Conclusão
Ao final, faça uma breve conclusão sobre o tema da aula e seus objetivos, incentivando os alunos a tirar dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos estudantes em discutir e avaliar diferentes formas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais.
- Estimular a pesquisa e a autonomia dos estudantes na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos estudantes em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo e em sala de aula.
- Preenchimento correto e completo do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos estudantes.
- Clareza e objetividade na apresentação dos modelos pelos grupos.
- Participação construtiva no debate em sala de aula.
Ações do professor
- Orientar os estudantes na pesquisa e no preenchimento do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Mediar as discussões em grupo e em sala de aula.
- Estimular a participação de todos os estudantes nas atividades propostas.
- Fazer comentários e esclarecer dúvidas durante as apresentações dos grupos.
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema da aula.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre as diferentes formas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais.
- Participar ativamente das discussões em grupo e em sala de aula.
- Preencher corretamente o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar as informações de forma clara e objetiva durante as apresentações dos grupos.
- Participar construtivamente do debate em sala de aula.