Aula sobre Geracao De Energia E Impactos Socioambientais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A geração de energia é um tema muito presente em nosso cotidiano, desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir. As diferentes formas de geração de energia, como a hidrelétrica, termelétrica e eólica, têm impactos socioambientais significativos e é importante que os estudantes conheçam esses impactos e discutam sobre eles. Nesta aula, os estudantes irão desenvolver a habilidade de discutir e avaliar diferentes usinas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais, além de entender como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema da aula e seus objetivos. Será feita uma breve explanação sobre as diferentes formas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais. Utilize exemplos práticos, como a usina hidrelétrica de Itaipu ou a usina termelétrica de Candiota, para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Os estudantes deverão pesquisar sobre as diferentes formas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais em casa, utilizando fontes como livros, sites e vídeos. Dê algumas sugestões de materiais para pesquisa. Os estudantes deverão preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com informações relevantes sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os estudantes deverão se reunir em grupos para discutir as informações pesquisadas e preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com as informações mais relevantes. Auxilie nas discussões e esclareça eventuais dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deverá apresentar o seu modelo preenchido para a turma. Incentive a participação de todos os estudantes nas apresentações e poderá fazer comentários sobre as informações apresentadas.

  5. Etapa 5 - Debate em sala de aula

    Após as apresentações, será aberto um debate em sala de aula sobre as diferentes formas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais. Faça uma mediação do debate e estimule a participação de todos os estudantes.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Ao final, faça uma breve conclusão sobre o tema da aula e seus objetivos, incentivando os alunos a tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos estudantes em discutir e avaliar diferentes formas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais.
  • Estimular a pesquisa e a autonomia dos estudantes na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos estudantes em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo e em sala de aula.
  • Preenchimento correto e completo do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos estudantes.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos modelos pelos grupos.
  • Participação construtiva no debate em sala de aula.

Ações do professor

  • Orientar os estudantes na pesquisa e no preenchimento do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Mediar as discussões em grupo e em sala de aula.
  • Estimular a participação de todos os estudantes nas atividades propostas.
  • Fazer comentários e esclarecer dúvidas durante as apresentações dos grupos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema da aula.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as diferentes formas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e em sala de aula.
  • Preencher corretamente o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva durante as apresentações dos grupos.
  • Participar construtivamente do debate em sala de aula.