Gerando energia do lixo: biocombustíveis e biomateriais

A sociedade atual é movida, literalmente, pelo petróleo. Acontece que esse recurso é não renovável e pode acabar, além de gerar vários problemas socioambientais. Nesta aula de Ciências da Natureza e suas Tecnologias vamos conhecer novos materiais alternativos ao uso do petróleo.


Atividades (2)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Os biocombustíveis de primeira geração são derivados da soja, milho e cana-de-açúcar e sua produção ocorre a partir da fermentação. Já os de segunda geração são produzidos a partir de resíduos de madeira, talos de milho e capim de crescimento rápido. Nos dois casos, são alternativas eficiente ao uso de combustíveis fósseis não renováveis. Sobre os biocombustíveis, marque a alternativa correta.

    A) São matrizes energéticas com menor carga de poluição que os combustíveis fósseis.

    B) Oferecem menor carga de poluição e maior eficiência quando comparados aos combustíveis fósseis.

    C) Oferecem múltiplas dificuldades em comparação com os derivados de petróleo, pois a produção é de alto custo, sua implantação não gera empregos, e deve-se ter cuidado com o risco ambiental, pois eles oferecerem os mesmos riscos que o uso de combustíveis fósseis.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Os biocombustíveis e biomateriais são produzidos, majoritariamente, a partir de matéria orgânica vegetal, como cana-de-açúcar, eucalipto e soja. São novas alternativas que apresentam diversas vantagens em relação aos combustíveis fósseis, mas ainda assim, tem alguns problemas com sua implantação. Analisando estes fatos, quais problemas precisamos enfrentar para um uso consciente dos biocombustíveis e biomaterias?

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: