Aula sobre Gestacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A gestação é um tema importante e presente na vida de muitas pessoas, seja como uma experiência pessoal ou por familiares e amigos. Durante a gestação, muitas mudanças ocorrem no corpo da mulher e na formação do feto. Nesta aula, será utilizada a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas para desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Para isso, os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve conversa sobre a gestação e suas transformações, incentivando os alunos a compartilharem suas experiências e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Aplicação do problema

    Apresente um problema relacionado à gestação e pedirá que os alunos, em grupos, elaborem hipóteses e soluções para o problema. Exemplo de problema: "Como a alimentação da gestante pode afetar o desenvolvimento do feto?"

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos, em grupos, irão pesquisar sobre o tema e buscar informações para a elaboração de uma resposta ao problema apresentado. Forneça materiais de apoio, como livros, artigos, vídeos e sites especializados.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos, em grupos, criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. O objetivo é que os alunos reflitam sobre o que aprenderam durante a atividade e identifiquem pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo apresentará suas soluções para o problema e os demais grupos farão perguntas e comentários sobre as soluções apresentadas.

  6. Etapa 6 - Plenária

    Organize uma plenária para discutir os pontos positivos e negativos da atividade, incentivando os alunos a compartilharem suas opiniões e sugestões de melhoria.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula, destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de elaborar hipóteses e soluções para problemas relacionados à gestação e ao desenvolvimento fetal.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na elaboração de soluções para o problema apresentado.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação das soluções.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos na pesquisa e na elaboração de soluções para o problema apresentado.
  • Fornecer materiais de apoio, como livros, artigos, vídeos e sites especializados.
  • Estimular a reflexão e o debate sobre os pontos positivos e negativos da atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da elaboração de soluções para o problema apresentado.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
  • Apresentar as soluções para o problema de forma clara e objetiva.