Aula sobre Gestacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A gestação é um tema muito importante e presente na vida de muitas pessoas. Todos nós, em algum momento, já passamos por esse processo, seja como filho, pai, mãe ou familiar. É um assunto que pode ser encontrado em diversos lugares, como na mídia, em conversas com amigos e familiares, em livros e filmes. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso." Para isso,será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos grupos.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da gestação e explicar como será a aula, os objetivos e a metodologia utilizada. Em seguida, divida a turma em grupos e proponha a tarefa de criar um modelo de avaliação por pares.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos deverão realizar uma pesquisa sobre o tema da gestação, buscando informações sobre as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Os alunos poderão utilizar livros, revistas, internet, entrevistas com familiares e amigos, entre outras fontes.

  3. Etapa 3 - Construção do modelo

    Cada grupo deverá construir o seu modelo de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos modelos

    Os grupos apresentarão seus modelos para toda a turma e, neste momento você pode propor uma discussão sobre os critérios de avaliação, orientando os alunos sobre como avaliar cada item.

  5. Etapa 5 - Trabalho em grupo

    Os grupos deverão trabalhar em conjunto para desenvolver uma apresentação sobre o tema da gestação, utilizando os critérios de avaliação definidos no modelo. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Após as apresentações, os grupos deverão avaliar mutualmente, utilizando o modelo criado anteriormente. Oriente os alunos sobre como preencher corretamente o modelo.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Faça uma discussão em grupo, abordando os pontos positivos e negativos das apresentações e avaliações. Os alunos serão incentivados a expressar suas opiniões e sugestões para melhorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso."
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre o tema e a metodologia utilizada.
  • Conduzir a discussão sobre os critérios de avaliação.
  • Incentivar a participação dos alunos na pesquisa, trabalho em grupo e avaliação por pares.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema da gestação.
  • Trabalhar em grupo para construir o modelo de avaliação por pares e a apresentação.
  • Avaliar os outros grupos e receber a avaliação dos colegas.