Aula sobre Gestacao
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A gestação é um processo complexo que envolve diversas mudanças físicas e hormonais no corpo da mulher. Durante a puberdade, os hormônios sexuais começam a ser produzidos e a preparar o corpo feminino para a possibilidade de uma gravidez. É importante que os alunos entendam o que acontece durante a gestação, como o desenvolvimento do feto, a nutrição e os cuidados com a saúde da mãe. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de processo para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar suas ideias sobre o tema.
Design Sprint
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema da gestação e seus subtópicos, como o desenvolvimento do feto, o papel da placenta e os cuidados com a saúde da mãe. Os alunos irão pesquisar sobre o assunto e discutir em grupo para entender melhor o tema.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema da gestação. Eles deverão incluir as principais informações e conceitos relacionados ao tema.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão escolher um dos subtópicos da gestação para se aprofundar. Eles deverão escolher um aspecto específico do subtópico e justificar a escolha.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão criar um infográfico sobre o aspecto escolhido do subtópico. Eles deverão incluir informações sobre o desenvolvimento fetal e os cuidados com a saúde da mãe.Etapa 5 - Testar
Os alunos irão apresentar seus infográficos para a turma e discutir as informações apresentadas. Eles deverão avaliar os trabalhos dos colegas e discutir possíveis melhorias.Etapa 6 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante a criação do infográfico e a discussão em grupo, levando em conta critérios como criatividade, trabalho em equipe e conhecimento sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
- Promover a criatividade e a inovação por meio da metodologia Design Sprint.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual e do infográfico.
- Clareza e precisão das informações apresentadas.
- Capacidade de avaliar e discutir os trabalhos dos colegas.
- Criatividade e inovação na abordagem do tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos.
- Orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e do infográfico.
- Estimular a avaliação e discussão dos trabalhos dos colegas.
- Fornecer feedbacks construtivos sobre os trabalhos dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Realizar pesquisas sobre o tema da gestação.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Escolher um subtópico da gestação e justificar a escolha.
- Criar um infográfico sobre o aspecto escolhido do subtópico.