Aula sobre Gestacao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A gestação é um processo complexo que envolve diversas mudanças físicas e hormonais no corpo da mulher. Durante a puberdade, os hormônios sexuais começam a ser produzidos e a preparar o corpo feminino para a possibilidade de uma gravidez. É importante que os alunos entendam o que acontece durante a gestação, como o desenvolvimento do feto, a nutrição e os cuidados com a saúde da mãe. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de processo para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar suas ideias sobre o tema.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema da gestação e seus subtópicos, como o desenvolvimento do feto, o papel da placenta e os cuidados com a saúde da mãe. Os alunos irão pesquisar sobre o assunto e discutir em grupo para entender melhor o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema da gestação. Eles deverão incluir as principais informações e conceitos relacionados ao tema.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher um dos subtópicos da gestação para se aprofundar. Eles deverão escolher um aspecto específico do subtópico e justificar a escolha.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um infográfico sobre o aspecto escolhido do subtópico. Eles deverão incluir informações sobre o desenvolvimento fetal e os cuidados com a saúde da mãe.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus infográficos para a turma e discutir as informações apresentadas. Eles deverão avaliar os trabalhos dos colegas e discutir possíveis melhorias.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a criação do infográfico e a discussão em grupo, levando em conta critérios como criatividade, trabalho em equipe e conhecimento sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Promover a criatividade e a inovação por meio da metodologia Design Sprint.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual e do infográfico.
  • Clareza e precisão das informações apresentadas.
  • Capacidade de avaliar e discutir os trabalhos dos colegas.
  • Criatividade e inovação na abordagem do tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e do infográfico.
  • Estimular a avaliação e discussão dos trabalhos dos colegas.
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre os trabalhos dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar pesquisas sobre o tema da gestação.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Escolher um subtópico da gestação e justificar a escolha.
  • Criar um infográfico sobre o aspecto escolhido do subtópico.