Aula sobre Gestacao
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A gestação é um processo complexo e fascinante que envolve diversas transformações no corpo da mulher e no desenvolvimento do feto. É um tema que pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, pois muitos deles têm familiares ou conhecidos que já passaram por essa experiência.
Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia sobre a gestação. Esse mapa ajudará a desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
Design Thinking
Etapa 1 - Apresentação do tema
Faça a introdução sobre o tema da gestação e explique as principais transformações que ocorrem no corpo da mulher durante esse processo. É importante utilizar uma linguagem clara e acessível para que todos os alunos possam entender.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos devem ser divididos em grupos de três ou quatro pessoas e receberão uma folha com o mapa de empatia. Cada grupo deve preencher todas as informações nos campos propostos: "O que ela pensa e sente?", "O que ela escuta?", "O que ela fala e faz?", "O que ela vê?", "Dores" e "Ganhos".Etapa 3 - Apresentação dos mapas
Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações que foram coletadas e as conclusões tiradas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após todas as apresentações, o professor deve conduzir uma discussão em grupo sobre as informações apresentadas e as conclusões tiradas pelos alunos. É importante estimular a participação de todos os alunos e que todos possam dar sua opinião sobre o tema.Etapa 5 - Atividade prática
Prepare uma atividade prática para os alunos, como, por exemplo, a confecção de um modelo de feto com argila ou massinha. Essa atividade ajudará a fixar o aprendizado e tornará a aula mais divertida e envolvente.Etapa 6 - Conclusão e avaliação
Faça a conclusão da aula reforçando os principais pontos abordados e fazendo uma avaliação geral da atividade. É importante estimular os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Reforçar a importância da empatia e da compreensão das mudanças que ocorrem no corpo humano.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante toda a aula.
- Qualidade do mapa de empatia produzido pelos alunos.
- Qualidade da atividade prática realizada pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e acessível.
- Estimular a participação de todos os alunos durante as atividades.
- Conduzir a discussão em grupo de forma respeitosa e democrática.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as atividades propostas.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema abordado.