Aula sobre Gestacao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A gestação é um processo complexo e fascinante que acontece no corpo da mulher. Nesta aula, vamos explorar as transformações que ocorrem no corpo da mãe e do bebê durante a gestação, considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. A metodologia utilizada será a gamificação, que é uma forma lúdica e divertida de aprender. Os alunos irão desenvolver jogos sobre gestação, cujo objetivo será ensinar de forma envolvente e didática sobre o tema.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Faça uma breve introdução sobre o tema da gestação, explicando o que é e como acontece. Os alunos serão convidados a participar da criação do jogo sobre gestação, que será desenvolvido ao longo da aula.

  2. Etapa 2 - Criando o mapa de registro

    Os alunos irão criar o mapa de registro do jogo, que terá os campos “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo” e “Por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Auxilie os alunos na criação do mapa, dando dicas e orientações.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre gestação

    Os alunos irão pesquisar sobre gestação, buscando informações sobre as transformações que ocorrem no corpo da mãe e do bebê durante a gestação. Eles deverão selecionar informações relevantes para o jogo e anotá-las no mapa de registro.

  4. Etapa 4 - Criação dos desafios e níveis

    Com base nas informações pesquisadas, os alunos irão criar os desafios e níveis do jogo. Eles deverão pensar em perguntas e atividades que abordem os principais aspectos da gestação, como a formação do embrião, o desenvolvimento do feto e o parto.

  5. Etapa 5 - Esquema de recompensas

    Os alunos irão criar o esquema de recompensas do jogo, pensando em prêmios e pontuações que incentivem os jogadores a completarem os desafios e avançarem o objetivo final.

  6. Etapa 6 - Testando o jogo

    Os alunos irão testar o jogo criado, jogando em grupo e avaliando a jogabilidade, os desafios e as recompensas. É importante acompanhar os testes e orientar os alunos.

  7. Etapa 7 - Discussão e conclusão

    Os alunos irão discutir sobre o processo de criação do jogo e o que aprenderam sobre gestação. Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os principais pontos abordados durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Promover a aprendizagem lúdica e divertida sobre o tema da gestação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Qualidade das informações selecionadas para o jogo.
  • Criatividade na elaboração dos desafios e níveis.
  • Coerência e efetividade do esquema de recompensas.
  • Participação na discussão final sobre o tema.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro do jogo.
  • Dar dicas e orientações sobre as informações relevantes para o jogo.
  • Acompanhar e orientar os alunos durante o teste do jogo.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema da gestação.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre gestação e selecionar informações relevantes para o jogo.
  • Criar os desafios e níveis do jogo.
  • Criar o esquema de recompensas do jogo.
  • Testar o jogo criado e avaliar a jogabilidade, os desafios e as recompensas.
  • Participar da discussão final sobre o tema.