Aula sobre Gestacao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A gestação é um tema muito importante na biologia e na vida das pessoas, pois é o processo pelo qual um embrião se desenvolve em um feto dentro do útero materno. É um processo complexo que envolve muitas transformações no corpo da mulher e no desenvolvimento do feto. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Introdução ao tema
Inicie a aula com uma roda de conversa sobre o tema, questionando os alunos sobre o que eles já sabem sobre a gestação e quais são as suas dúvidas. Em seguida, apresente um vídeo sobre o tema, destacando os principais pontos e curiosidades.Etapa 2 - A Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão assistir a um vídeo sobre o desenvolvimento do feto durante a gestação em casa. Indique um vídeo previamente selecionado ou deixar que os alunos escolham um vídeo de sua preferência. Durante a aula, os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir o conteúdo do vídeo e as informações obtidas em casa. Cada grupo deverá criar um resumo das principais informações e apresentar para a turma.Etapa 4 - Atividade prática
Apresente uma atividade prática para os alunos, como a criação de um modelo de feto em argila ou massa de modelar.Etapa 5 - Debate
Para finalizar a aula, promova um debate sobre os desafios da gestação e do parto, levantando questões como a importância do pré-natal, os cuidados com a alimentação e a saúde da mãe e do bebê.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos por meio da criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Promover a integração entre teoria e prática por meio da atividade prática.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade do resumo apresentado pelo grupo.
- Criatividade e clareza na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Selecionar e disponibilizar o vídeo sobre o desenvolvimento do feto durante a gestação.
- Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Promover o debate sobre os desafios da gestação e do parto.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre o desenvolvimento do feto durante a gestação em casa.
- Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar ativamente das discussões em grupo.