Aula sobre Gestao Ambiental A Importancia Dos Rios E Matas Ciliares

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A gestão ambiental é um tema muito importante e atual, que deve ser abordado em sala de aula. Nesta aula, vamos falar sobre a importância dos rios e matas ciliares para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas. Vamos entender como funciona o ciclo da água e como a morfologia das bacias e das redes hidrográficas influenciam na modelagem da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Vamos trabalhar com a metodologia Design Sprint, em que os alunos irão criar um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema da aula e explique a importância dos rios e matas ciliares para o meio ambiente e para as pessoas. Os alunos devem fazer anotações e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem fazer um brainstorming em grupos sobre o tema, levantando ideias e perguntas. Cada grupo deve escolher uma ideia para desenvolver.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve apresentar sua ideia e justificar por que ela é importante. A turma deve decidir qual ideia será desenvolvida.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem criar um protótipo da ideia escolhida, utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como papel, lápis de cor e tesoura. O objetivo é criar um modelo que possa ser apresentado para a turma.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar seu protótipo para a turma e explicar como ele pode ajudar na gestão ambiental. Os alunos devem fazer perguntas e comentários sobre cada protótipo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do ciclo da água e da importância dos rios e matas ciliares para o meio ambiente e para as pessoas.
  • Criatividade e qualidade do protótipo desenvolvido pelo grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.

Ações do aluno

  • Fazer anotações e tirar dúvidas durante a apresentação do tema.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo, respeitando as ideias e opiniões dos colegas.