Aula sobre Gestao Ambiental A Importancia Dos Rios E Matas Ciliares
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A gestão ambiental é um tema de grande relevância para a sociedade atual, pois a forma como utilizamos os recursos naturais pode afetar diretamente o nosso futuro e o das próximas gerações. Nesse sentido, é importante que os estudantes compreendam a importância dos rios e matas ciliares para o equilíbrio do meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para estimular a criatividade e a empatia dos alunos, permitindo que eles desenvolvam soluções para os problemas ambientais relacionados aos rios e matas ciliares.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema "Gestão ambiental - A importância dos rios e matas ciliares" e explicando sua relevância para o meio ambiente e para a sociedade. Em seguida, oriente os alunos a formarem grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Mapa de empatia
Cada grupo deve criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos", com o objetivo de entender as necessidades e desejos das pessoas em relação aos rios e matas ciliares.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos devem pesquisar sobre a importância dos rios e matas ciliares para o meio ambiente e para a sociedade, utilizando livros, internet e outras fontes de informação confiáveis.Etapa 4 - Discussão em grupo
Cada grupo deve discutir as informações que encontrou e identificar os principais problemas ambientais relacionados aos rios e matas ciliares.Etapa 5 - Soluções criativas
Com base nas informações coletadas e nas necessidades e desejos identificados no mapa de empatia, os grupos devem criar soluções criativas para os problemas ambientais relacionados aos rios e matas ciliares.Etapa 6 - Apresentação das soluções
Cada grupo deve apresentar suas soluções criativas para os demais colegas, explicando como elas podem contribuir para a gestão ambiental dos rios e matas ciliares.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância da gestão ambiental e incentivando os alunos a aplicarem as soluções criativas desenvolvidas em suas vidas cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
- Estimular a criatividade e a empatia dos alunos na busca de soluções criativas para os problemas ambientais relacionados aos rios e matas ciliares.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa de empatia e das soluções criativas desenvolvidas pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua relevância para o meio ambiente e para a sociedade.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na pesquisa sobre a importância dos rios e matas ciliares.
- Estimular a criatividade e a empatia dos alunos na busca de soluções criativas para os problemas ambientais relacionados aos rios e matas ciliares.
Ações do aluno
- Formar grupos de 4 a 5 pessoas.
- Criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".
- Pesquisar sobre a importância dos rios e matas ciliares para o meio ambiente e para a sociedade.
- Identificar os principais problemas ambientais relacionados aos rios e matas ciliares.
- Desenvolver soluções criativas para os problemas ambientais relacionados aos rios e matas ciliares.