Aula sobre Gestao Ambiental A Importancia Dos Rios E Matas Ciliares
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A gestão ambiental é um tema de extrema importância para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, é fundamental compreendermos a importância dos rios e das matas ciliares para a manutenção dos ecossistemas e para a proteção dos recursos hídricos. A metodologia utilizada nesta aula será a Gamificação, que consiste em transformar o aprendizado em um jogo, tornando a aula mais dinâmica e envolvente. Para isso, os alunos irão criar um jogo de perguntas e respostas sobre o tema proposto.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a importância dos rios e matas ciliares. Em seguida, explique como a metodologia de Gamificação utilizada.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos orientando cada grupo aescolher um tema relacionado à gestão ambiental.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo deverá criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema escolhido. O jogo deve ser criado de forma a desafiar os colegas e testar o conhecimento sobre o tema.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Os grupos deverão apresentar seus jogos para a turma informando sobre suas funcionalidades.Etapa 5 - Todos jogam
Após as apresentações, oriente os grupos a trocarem seus jogos, permitindo que todos os grupos joguem diferentes jogos. Esse momento será importante para identificação de possíveis falhas ou erros dos jogos criados.Etapa 6 - Discussão
Após todos jogarem, promova uma discussão com a turma sobre as funcionalidades dos jogos e o aprendizado gerado a partir dos temas abordados em cada jogo..Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância da preservação do meio ambiente e como cada um pode contribuir para um futuro sustentável.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água.
- Comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo.
- Qualidade das perguntas e afirmações criadas.
- Participação na discussão sobre os temas abordados.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Promover a discussão sobre os temas abordados.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo.
- Elaborar perguntas e afirmações desafiadoras.
- Participar da discussão sobre os temas abordados.