Aula sobre Gestao Ambiental A Importancia Dos Rios E Matas Ciliares

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A gestão ambiental é um tema de extrema importância para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, é fundamental compreendermos a importância dos rios e das matas ciliares para a manutenção dos ecossistemas e para a proteção dos recursos hídricos. A metodologia utilizada nesta aula será a Gamificação, que consiste em transformar o aprendizado em um jogo, tornando a aula mais dinâmica e envolvente. Para isso, os alunos irão criar um jogo de perguntas e respostas sobre o tema proposto.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância dos rios e matas ciliares. Em seguida, explique como a metodologia de Gamificação utilizada.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos orientando cada grupo aescolher um tema relacionado à gestão ambiental.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo deverá criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema escolhido. O jogo deve ser criado de forma a desafiar os colegas e testar o conhecimento sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Os grupos deverão apresentar seus jogos para a turma informando sobre suas funcionalidades.

  5. Etapa 5 - Todos jogam

    Após as apresentações, oriente os grupos a trocarem seus jogos, permitindo que todos os grupos joguem diferentes jogos. Esse momento será importante para identificação de possíveis falhas ou erros dos jogos criados.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após todos jogarem, promova uma discussão com a turma sobre as funcionalidades dos jogos e o aprendizado gerado a partir dos temas abordados em cada jogo..

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da preservação do meio ambiente e como cada um pode contribuir para um futuro sustentável.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água.
  • Comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas.
  • Participação na discussão sobre os temas abordados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Promover a discussão sobre os temas abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Elaborar perguntas e afirmações desafiadoras.
  • Participar da discussão sobre os temas abordados.