Aula sobre Gestao Ambiental A Importancia Dos Rios E Matas Ciliares
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A gestão ambiental é um tema de extrema importância para a sociedade atual, pois estamos cada vez mais conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente para garantir um futuro sustentável. Nesse contexto, os rios e matas ciliares são elementos fundamentais para a manutenção da vida na Terra, pois são responsáveis pela regulação do clima, pela disponibilidade de água e pela biodiversidade. Para tornar o assunto mais envolvente e didático, será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula
Inicie a aula apresentando o tema e os objetivos que serão trabalhados. É importante que os alunos entendam a importância dos rios e matas ciliares e como eles estão relacionados à gestão ambiental.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público. Cada grupo deve receber um conjunto de informações sobre o tema e seus subtópicos para se preparar para o debate.Etapa 3 - Preparação dos grupos
Os grupos defensor e opositor devem se reunir separadamente para preparar seus argumentos e evidências para o debate. A banca julgadora deve se preparar para avaliar as argumentações apresentadas.Etapa 4 - Debate
O debate deve ser realizado com a participação dos grupos defensor e opositor e a mediação da banca julgadora. O público deve acompanhar o debate e anotar as principais ideias apresentadas.Etapa 5 - Discussão entre os grupos
Após o debate, conduza uma discussão em sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas opiniões e reflexões sobre o tema. É importante estimular os alunos a pensar em soluções para os problemas relacionados à gestão ambiental.Etapa 6 - Atividade complementar
Proponha uma atividade complementar para os alunos, como a criação de cartazes ou maquetes que representem a importância dos rios e matas ciliares para a gestão ambiental.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e tirando dúvidas dos alunos. Realize uma análise em grupo sobre a pertinência da metodologia desenvolvida para o aprendizado do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal."
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância da gestão ambiental.
- Promover a integração e a cooperação entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Coerência e consistência das evidências apresentadas.
- Capacidade de reflexão e síntese.
- Criatividade e originalidade na atividade complementar.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Dividir a turma em grupos.
- Preparar os materiais necessários para o debate.
- Conduzir o debate e a discussão em sala de aula.
- Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate.
- Preparar argumentos e evidências consistentes.
- Interagir com os demais grupos de forma respeitosa e cooperativa.
- Participar da discussão em sala de aula.
- Realizar a atividade complementar proposta pelo professor.