Aula sobre Gestao Ambiental A Importancia Dos Rios E Matas Ciliares

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A gestão ambiental é um tema cada vez mais importante na atualidade, especialmente quando se trata da preservação dos rios e matas ciliares. Esses locais são fundamentais para a manutenção do equilíbrio ambiental, pois protegem as margens dos rios, evitando a erosão e a contaminação da água. Além disso, as matas ciliares são importantes para a biodiversidade, abrigando diversas espécies de animais e plantas. Nesta aula, vamos entender a importância desses ecossistemas e como podemos contribuir para a sua preservação. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema: “Gestão ambiental - A importância dos rios e matas ciliares”

    e sua importância. Faça uma breve explanação sobre o que são os rios e matas ciliares e sua relação com o meio ambiente.


  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Para realizar em casa: disponibilize um vídeo explicativo, que aborde a importância dos rios e matas ciliares e como a falta de preservação pode afetar o meio ambiente.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Em sala de aula: Divida a turma em grupos de 4 alunos e entregue a cada grupo um papel para que seja criado um mapa conceitual sobre o tema. Cada grupo deve escolher uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deve ser bem colorido e criativo, com desenhos e imagens que ajudem a ilustrar as ideias.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e suas sub-ideias. Façaperguntas para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos de como a gestão ambiental pode ser aplicada no cotidiano dos estudantes, como:a separação correta do lixo, a economia de água e a preservação dos rios e matas ciliares.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Reúna a turma e promova uma discussão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas. Estimule todos a participarem, apresentando suas conclusões para a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Conclua essa aula pontuando os principais assuntos abordados nessa aula, reforçando a importância da gestão ambiental para a preservação dos rios e matas ciliares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da gestão ambiental e a preservação dos rios e matas ciliares.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Clareza e organização na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Reflexão crítica sobre a importância da gestão ambiental e a preservação dos rios e matas ciliares.
  • Compreensão do ciclo da água e dos componentes da morfologia das bacias e redes hidrográficas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos sobre a gestão ambiental.
  • Estimular a criatividade e colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Fazer perguntas para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o tema.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a importância da gestão ambiental e a preservação dos rios e matas ciliares.
  • Fazer um resumo da aula e reforçar a importância da gestão ambiental para a preservação dos rios e matas ciliares.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual com clareza e organização.
  • Participar ativamente na discussão em grupo.
  • Refletir criticamente sobre a importância da gestão ambiental e a preservação dos rios e matas ciliares.
  • Compreender o ciclo da água e os componentes da morfologia das bacias e redes hidrográficas.