Aula sobre Gestualidade Na Ginastica Ritmica Desportiva
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A ginástica rítmica desportiva é uma modalidade que combina elementos de dança, ginástica e expressão corporal. A gestualidade é um dos elementos mais importantes dessa modalidade, pois é por meio dela que as atletas conseguem transmitir emoção e expressar a música por meio de movimentos precisos e harmoniosos. Explore a gestualidade na ginástica rítmica desportiva por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Crie um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios ‘Não desenvolvido’, ‘Parcialmente Desenvolvido’ e ‘Plenamente Desenvolvido’ para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique como a gestualidade é importante na ginástica rítmica desportiva. Apresente exemplos de gestos e movimentos que são comuns nessa modalidade.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre a importância da gestualidade na ginástica rítmica desportiva. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e ideias para a turma.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos deverão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios ‘Não desenvolvido’, ‘Parcialmente Desenvolvido’ e ‘Plenamente Desenvolvido’ para avaliar a gestualidade na ginástica rítmica desportiva. Oriente-os sobre como criar uma rubrica eficiente e objetiva.Etapa 4 - Debate crítico
Os alunos deverão debater sobre a gestualidade na ginástica rítmica desportiva, utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior. Medie o debate e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deverá apresentar os resultados do debate e as conclusões sobre a importância da gestualidade na ginástica rítmica desportiva. Avalie a apresentação de cada grupo conforme o template de avaliação por rubrica criado pelos alunos.Etapa 6 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final, incentivando os alunos a compartilhar suas opiniões e impressões sobre o tema e a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado.
- Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância da gestualidade na ginástica rítmica desportiva.
Critérios de avaliação
- Capacidade de criação de um template de avaliação por rubrica eficiente e objetivo.
- Participação ativa no debate crítico.
- Capacidade de apresentação dos resultados de forma clara e objetiva.
Ações do professor
- Mediar o debate crítico de forma objetiva e imparcial.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate crítico.
- Criar um template de avaliação por rubrica eficiente e objetivo.
- Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.