Aula sobre Gestualidade Na Ginastica Ritmica Desportiva

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A ginástica rítmica desportiva é uma modalidade que combina elementos de dança, ginástica e expressão corporal. A gestualidade é um dos elementos mais importantes dessa modalidade, pois é por meio dela que as atletas conseguem transmitir emoção e expressar a música por meio de movimentos precisos e harmoniosos. Explore a gestualidade na ginástica rítmica desportiva por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Crie um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios ‘Não desenvolvido’, ‘Parcialmente Desenvolvido’ e ‘Plenamente Desenvolvido’ para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique como a gestualidade é importante na ginástica rítmica desportiva. Apresente exemplos de gestos e movimentos que são comuns nessa modalidade.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre a importância da gestualidade na ginástica rítmica desportiva. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e ideias para a turma.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos deverão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios ‘Não desenvolvido’, ‘Parcialmente Desenvolvido’ e ‘Plenamente Desenvolvido’ para avaliar a gestualidade na ginástica rítmica desportiva. Oriente-os sobre como criar uma rubrica eficiente e objetiva.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Os alunos deverão debater sobre a gestualidade na ginástica rítmica desportiva, utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior. Medie o debate e incentive a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deverá apresentar os resultados do debate e as conclusões sobre a importância da gestualidade na ginástica rítmica desportiva. Avalie a apresentação de cada grupo conforme o template de avaliação por rubrica criado pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final, incentivando os alunos a compartilhar suas opiniões e impressões sobre o tema e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância da gestualidade na ginástica rítmica desportiva.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de criação de um template de avaliação por rubrica eficiente e objetivo.
  • Participação ativa no debate crítico.
  • Capacidade de apresentação dos resultados de forma clara e objetiva.

Ações do professor

  • Mediar o debate crítico de forma objetiva e imparcial.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate crítico.
  • Criar um template de avaliação por rubrica eficiente e objetivo.
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.