Aula sobre Gestualidade Na Ginastica Ritmica Desportiva
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a ginástica rítmica desportiva e a importância da gestualidade na modalidade. Em seguida, explique a metodologia ativa Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Técnica de movimentosOs alunos irão aprender sobre os movimentos básicos da ginástica rítmica desportiva, como saltos, giros e equilíbrios. Demonstre os movimentos e os alunos irão praticar em duplas.
Estação 2 - Criação de sequências
Os alunos irão criar suas próprias sequências de movimentos utilizando os movimentos aprendidos na estação anterior. Eles poderão escolher uma música para acompanhar a sequência.
Estação 3 - Expressividade e emoção
Os alunos irão aprender sobre a importância da expressividade e da emoção na ginástica rítmica desportiva. Mostre exemplos de atletas que conseguem transmitir emoção através dos movimentos. Em seguida, os alunos irão praticar expressão facial e corporal em duplas.
Etapa 3 - Apresentação das sequências
Os alunos irão apresentar suas sequências de movimentos para a turma. Avalie a técnica, a expressividade e a emoção transmitida pelos alunos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre a importância da gestualidade na ginástica rítmica desportiva e como ela pode ser aplicada em outras áreas da vida.Etapa 5 - Encerramento
Encerre, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando a gestualidade em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado.
- Estimular a criatividade e a expressividade dos alunos.
- Promover a prática de atividades físicas e a consciência corporal.
Critérios de avaliação
- Técnica dos movimentos.
- Expressividade e emoção transmitida.
- Criatividade na criação das sequências de movimentos.
Ações do professor
- Apresentar a ginástica rítmica desportiva e a importância da gestualidade na modalidade.
- Demonstrar os movimentos básicos da ginástica rítmica desportiva.
- Avaliar a técnica, a expressividade e a emoção transmitida pelos alunos.
Ações do aluno
- Aprender sobre os movimentos básicos da ginástica rítmica desportiva.
- Criar suas próprias sequências de movimentos.
- Praticar expressão facial e corporal em duplas.