Aula sobre Gestualidade Na Ginastica Ritmica Desportiva

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A ginástica rítmica desportiva é uma modalidade que combina movimentos corporais com elementos de dança e acrobacias. A gestualidade é um elemento fundamental na ginástica rítmica, pois é através dos movimentos precisos e graciosos que as atletas conseguem transmitir a emoção e a expressividade da música. Os alunos irão explorar a gestualidade na ginástica rítmica desportiva através da metodologia ativa Rotação por estações. Eles irão aprender sobre os movimentos e técnicas utilizados na modalidade e terão a oportunidade de praticar e criar suas próprias sequências de movimentos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a ginástica rítmica desportiva e a importância da gestualidade na modalidade. Em seguida, explique a metodologia ativa Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Técnica de movimentos

    Os alunos irão aprender sobre os movimentos básicos da ginástica rítmica desportiva, como saltos, giros e equilíbrios. Demonstre os movimentos e os alunos irão praticar em duplas.

    Estação 2 - Criação de sequências

    Os alunos irão criar suas próprias sequências de movimentos utilizando os movimentos aprendidos na estação anterior. Eles poderão escolher uma música para acompanhar a sequência.

    Estação 3 - Expressividade e emoção

    Os alunos irão aprender sobre a importância da expressividade e da emoção na ginástica rítmica desportiva. Mostre exemplos de atletas que conseguem transmitir emoção através dos movimentos. Em seguida, os alunos irão praticar expressão facial e corporal em duplas.


  3. Etapa 3 - Apresentação das sequências

    Os alunos irão apresentar suas sequências de movimentos para a turma. Avalie a técnica, a expressividade e a emoção transmitida pelos alunos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre a importância da gestualidade na ginástica rítmica desportiva e como ela pode ser aplicada em outras áreas da vida.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Encerre, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando a gestualidade em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado.
  • Estimular a criatividade e a expressividade dos alunos.
  • Promover a prática de atividades físicas e a consciência corporal.

Critérios de avaliação

  • Técnica dos movimentos.
  • Expressividade e emoção transmitida.
  • Criatividade na criação das sequências de movimentos.

Ações do professor

  • Apresentar a ginástica rítmica desportiva e a importância da gestualidade na modalidade.
  • Demonstrar os movimentos básicos da ginástica rítmica desportiva.
  • Avaliar a técnica, a expressividade e a emoção transmitida pelos alunos.

Ações do aluno

  • Aprender sobre os movimentos básicos da ginástica rítmica desportiva.
  • Criar suas próprias sequências de movimentos.
  • Praticar expressão facial e corporal em duplas.