Aula sobre Gestualidade Na Ginastica Ritmica Desportiva

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A ginástica rítmica desportiva é uma modalidade que envolve movimentos corporais, música e expressão artística. A gestualidade é um elemento fundamental na ginástica rítmica, pois é por meio dela que os movimentos são expressos de forma harmoniosa e sincronizada com a música. Os alunos irão explorar a gestualidade na ginástica rítmica desportiva por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Contextualize o tema apresentando vídeos de apresentações de ginástica rítmica e peça que os alunos observem a gestualidade dos movimentos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Envie previamente para os alunos, textos e vídeos com exemplos sobre a ginástica rítmica desportiva. Os alunos irão assistir a um vídeo de apresentação de ginástica rítmica e observar a gestualidade dos movimentos.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos irão pesquisar sobre a gestualidade na ginástica rítmica desportiva e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Eles devem utilizar esse template como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre a gestualidade na ginástica rítmica desportiva e como ela se relaciona com a expressão artística. Eles devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  4. Etapa 4 - Exercício prático

    Os alunos irão realizar um exercício prático de ginástica rítmica desportiva, utilizando a gestualidade para expressar os movimentos. Eles devem avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar suas avaliações utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs e discutir sobre a importância da gestualidade na ginástica rítmica desportiva.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão e reforce a importância da gestualidade na ginástica rítmica desportiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar e refletir sobre suas próprias atividades.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Expressão artística e sincronização dos movimentos na atividade prática.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na utilização do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a gestualidade na ginástica rítmica desportiva.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.