Aula sobre Gestualidade Nas Dancas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A gestualidade é uma das características mais marcantes das danças, pois é por meio dela que os movimentos se tornam expressivos e comunicativos. Nesta atividade, os alunos irão explorar a gestualidade nas danças, analisando os elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, bem como o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Professor, apresente o tema da aula e proponha o seguinte problema: como a gestualidade pode ser explorada nas danças, de forma a tornar os movimentos expressivos e comunicativos?

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Organize os alunos em grupos e proponha que discutam e pesquisem possíveis alternativas para o problema proposto, considerando a história e as características das danças tradicionais e contemporâneas.

  3. Etapa 3 - Solução

    Cada grupo apresenta suas respostas para o problema proposto, utilizando exemplos práticos e justificando suas escolhas.

  4. Etapa 4 - Diário de Bordo

    Proponha que, ainda em grupos, os alunos criem um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, registrando suas reflexões e aprendizados.

  5. Etapa 5 - Discussão em Sala

    Conduza uma discussão em sala de aula, com base nas soluções apresentadas pelos grupos, a fim de promover a reflexão crítica sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar os elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado;
  • Estimular a reflexão crítica sobre o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea;
  • Promover a criatividade e a expressividade dos alunos por meio da gestualidade nas danças.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Qualidade das soluções apresentadas para o problema proposto;
  • Criatividade e expressividade nas coreografias apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e propor o problema a ser resolvido;
  • Orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo;
  • Conduzir a discussão em sala de aula e avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Pesquisar e discutir em grupo possíveis soluções para o problema proposto.
  • Elaborar soluções coerentes para o problema proposto.