Aula sobre Gestualidade Nas Dancas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A gestualidade nas danças é uma característica muito importante para a expressão corporal dos dançarinos. Ela representa a forma como os movimentos são realizados e como cada dançarino interpreta a música e a coreografia. A gestualidade pode ser encontrada em diversos estilos de dança, desde as danças tradicionais até as mais contemporâneas. Nesta aula, os estudantes irão explorar a gestualidade nas danças, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Eles irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Apresente o tema da aula e explique o que é gestualidade nas danças. Ele pode utilizar exemplos de danças tradicionais e contemporâneas para ilustrar o conceito.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os estudantes serão divididos em grupos e irão discutir sobre a gestualidade nas danças. Cada grupo deve escolher um estilo de dança e analisar a gestualidade presente nele. Eles devem identificar movimentos específicos que caracterizam a gestualidade daquele estilo.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação (30 minutos)

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar o seu template de avaliação para os demais grupos. Você deve orientar os estudantes a fazerem perguntas e tirarem dúvidas sobre o template apresentado.

  5. Etapa 5 - Aplicação do template (30 minutos)

    Os grupos irão aplicar o template de avaliação em outro grupo, avaliando a gestualidade presente na dança escolhida por aquele grupo. Eles devem preencher o template com notas de 1 a 5 em cada critério de avaliação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os grupos irão discutir sobre as avaliações recebidas e os resultados obtidos. Eles devem apresentar argumentos sobre as notas recebidas e sobre a gestualidade presente na dança avaliada.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da gestualidade nas danças. Você pode utilizar exemplos de danças famosas para ilustrar a importância da gestualidade para a expressão corporal dos dançarinos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise dos estudantes.
  • Desenvolver a habilidade dos estudantes em trabalhar em grupo e avaliar o desempenho de seus colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Orientar os estudantes na criação do template de avaliação.
  • Estimular a participação e a criatividade dos estudantes.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os templates apresentados pelos grupos.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância da gestualidade nas danças.

Ações do aluno

  • Discutir sobre a gestualidade nas danças em grupo.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar o template de avaliação para os demais grupos.
  • Avaliar a gestualidade presente na dança escolhida por outro grupo.
  • Discutir sobre as avaliações recebidas e os resultados obtidos.