Aula sobre Gestualidade Nas Dancas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A gestualidade nas danças é um tema que pode ser encontrado em diversos lugares, desde as danças folclóricas até as danças urbanas. Essa habilidade é essencial para o desenvolvimento da expressão corporal e para a comunicação não verbal. Nessa aula, os alunos serão convidados a explorar a gestualidade presente nas danças, identificando os movimentos que compõem cada estilo e como eles se relacionam com a música. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as emoções e pensamentos envolvidos na gestualidade das danças.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e explique como a metodologia Design Thinking será aplicada. Serão mostrados exemplos de gestualidade em diferentes tipos de dança.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia (20 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo criará um mapa de empatia sobre um estilo de dança específico. Eles deverão preencher os campos do mapa de empatia com informações sobre o que o dançarino pensa e sente, o que ele escuta, fala e faz, o que ele vê, suas dores e seus ganhos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia (20 minutos)

    Cada grupo apresentará o mapa de empatia criado para a classe, explicando as informações coletadas e os insights obtidos sobre a gestualidade presente na dança escolhida.

  4. Etapa 4 - Exploração da gestualidade (30 minutos)

    Os alunos serão convidados a experimentar os movimentos presentes na dança escolhida pelo grupo, explorando a gestualidade e a expressão corporal.

  5. Etapa 5 - Criação de uma coreografia (30 minutos)

    Os alunos, em seus grupos, criarão uma coreografia utilizando os movimentos explorados na etapa anterior. Eles deverão se concentrar na gestualidade e na expressão corporal para transmitir emoções e sensações.

  6. Etapa 6 - Apresentação das coreografias (20 minutos)

    Cada grupo apresentará sua coreografia para a classe, demonstrando como a gestualidade foi explorada na dança escolhida.

  7. Etapa 7 - Discussão final (10 minutos)

    Conduza uma discussão final com a turma, abordando as descobertas e os aprendizados obtidos durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar a gestualidade nas danças.
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a empatia e a compreensão das emoções e pensamentos envolvidos na gestualidade das danças.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação da coreografia.
  • Expressão corporal e gestualidade adequadas ao estilo de dança escolhido.
  • Clareza na apresentação da coreografia.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Thinking.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a exploração da gestualidade e expressão corporal dos alunos.
  • Avaliar e dar feedback sobre as coreografias criadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Colaborar em grupo na criação do mapa de empatia.
  • Explorar a gestualidade e a expressão corporal na dança escolhida.
  • Criar uma coreografia original e criativa.
  • Apresentar a coreografia de forma clara e expressiva.