Aula sobre Gestualidade Nas Dancas
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A gestualidade é um elemento fundamental nas danças, pois é através dela que os movimentos são expressos e comunicados. Nesta proposta, os alunos irão explorar a gestualidade nas danças, analisando seus elementos constitutivos e desenvolvendo uma visão crítica sobre a história e as formas da dança tradicional e contemporânea.
Etapa 1 - Check-in
Professor, disponibilize materiais para que os alunos façam um estudo prévio sobre o tema da aula, como propõe o ensino híbrido. Na aula, proponha uma roda de conversa em que a turma possa compartilhar o que pesquisou e quais suas perspectivas a respeito do assunto.Etapa 2 - Exploração
Após a roda de conversa, apresente vídeos de danças tradicionais e contemporâneas, destacando os elementos gestuais presentes em cada uma delas. Em seguida, proponha atividades de improvisação teatral, por exemplo: apresentar uma situação e pedir para que eles se coloquem na cena, sem ensaio. Além disso, proponha um segundo momento de criação de coreografias em grupo, para que os alunos utilizem a gestualidade como elemento central.Etapa 3 - Análise crítica
Após a experimentação, é momento de fazer uma análise mais profunda. Para isso, apresente à turma a história da dança, destacando as principais formas e estilos ao longo do tempo, e proponha que os alunos analisem criticamente as formas da dança tradicional e contemporânea, identificando as influências culturais e sociais presentes em cada uma delas.Etapa 4 - Check-out
Determine um tempo final da aula para que os alunos registrem os principais aprendizados de cada momento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar os elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em abordar criticamente o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e expressar coreografias utilizando a gestualidade como elemento central.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Análise crítica consistente das formas da dança tradicional e contemporânea;
- Criação de coreografias criativas e expressivas utilizando a gestualidade como elemento central.
Ações do professor
- Apresentar vídeos de danças tradicionais e contemporâneas;
- Orientar as atividades de improvisação e criação de coreografias;
- Apresentar a história da dança e orientar a análise crítica das formas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Registrar as aprendizagens adquiridas;
- Analisar criticamente as formas da dança tradicional e contemporânea;
- Criar coreografias criativas e expressivas utilizando a gestualidade como elemento central.