Aula sobre Gestualidade Nas Dancas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A gestualidade nas danças é um tema muito presente em nosso cotidiano, seja em uma festa de casamento, em uma apresentação de dança ou até mesmo em uma simples caminhada. Através da gestualidade, podemos expressar nossas emoções, sentimentos e pensamentos de maneira não verbal. Nesta aula, os alunos serão convidados a explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando criticamente o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 min)

    Apresente o tema e a metodologia utilizada. Explique aos alunos como a aula será desenvolvida e qual o objetivo da atividade.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (60 minutos)

    Organize a turma em três grupos e oriente que cada um ocupe uma estação. Durante 20 minutos, deverão realizar a atividade proposta e, em seguida, partir para outra estação.

    Estação 1 - Gestualidade no cotidiano (20 min)

    Os alunos serão convidados a observar e analisar os gestos e movimentos presentes em situações cotidianas, como caminhar, cumprimentar alguém, mexer no celular, entre outros. Em seguida, deverão criar uma coreografia utilizando esses gestos.

    Estação 2 - História da dança (20 min)

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre a história da dança e, em seguida, serão convidados a criar uma coreografia inspirada em algum período histórico apresentado no vídeo.

    Estação 3 - Gestualidade na dança contemporânea (20 min)

    Os alunos assistirão a um vídeo de uma apresentação de dança contemporânea e, em seguida, deverão criar uma coreografia inspirada na gestualidade presente na dança contemporânea.


  3. Etapa 3 - Apresentação das coreografias (20 min)

    Cada grupo apresentará a coreografia criada em sua estação. Os demais grupos observarão e farão comentários sobre as coreografias apresentadas.

  4. Etapa 4 - Discussão e reflexão (10 min)

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como a gestualidade está presente em suas vidas.

  5. Etapa 5 - Encerramento (10 min)

    Faça um breve resumo da aula e dos principais aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado.
  • Abordar criticamente o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento nas atividades propostas.
  • Criatividade na criação das coreografias.
  • Observação e análise crítica das coreografias apresentadas.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva a metodologia utilizada na aula.
  • Estimular a participação e o engajamento dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer comentários e reflexões sobre as coreografias apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Observar e analisar os gestos e movimentos presentes em situações cotidianas.
  • Criar coreografias inspiradas em diferentes períodos históricos da dança.
  • Expressar-se corporalmente de forma criativa e original.