Aula sobre Gestualidade Nas Dancas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 min)
Apresente o tema e a metodologia utilizada. Explique aos alunos como a aula será desenvolvida e qual o objetivo da atividade.Etapa 2 - Rotação por estações (60 minutos)
Organize a turma em três grupos e oriente que cada um ocupe uma estação. Durante 20 minutos, deverão realizar a atividade proposta e, em seguida, partir para outra estação.Estação 1 - Gestualidade no cotidiano (20 min)
Os alunos serão convidados a observar e analisar os gestos e movimentos presentes em situações cotidianas, como caminhar, cumprimentar alguém, mexer no celular, entre outros. Em seguida, deverão criar uma coreografia utilizando esses gestos.
Estação 2 - História da dança (20 min)
Os alunos assistirão a um vídeo sobre a história da dança e, em seguida, serão convidados a criar uma coreografia inspirada em algum período histórico apresentado no vídeo.
Estação 3 - Gestualidade na dança contemporânea (20 min)
Os alunos assistirão a um vídeo de uma apresentação de dança contemporânea e, em seguida, deverão criar uma coreografia inspirada na gestualidade presente na dança contemporânea.
Etapa 3 - Apresentação das coreografias (20 min)
Cada grupo apresentará a coreografia criada em sua estação. Os demais grupos observarão e farão comentários sobre as coreografias apresentadas.Etapa 4 - Discussão e reflexão (10 min)
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como a gestualidade está presente em suas vidas.Etapa 5 - Encerramento (10 min)
Faça um breve resumo da aula e dos principais aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado.
- Abordar criticamente o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.
- Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação e engajamento nas atividades propostas.
- Criatividade na criação das coreografias.
- Observação e análise crítica das coreografias apresentadas.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva a metodologia utilizada na aula.
- Estimular a participação e o engajamento dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer comentários e reflexões sobre as coreografias apresentadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Observar e analisar os gestos e movimentos presentes em situações cotidianas.
- Criar coreografias inspiradas em diferentes períodos históricos da dança.
- Expressar-se corporalmente de forma criativa e original.