Aula sobre Gestualidade Nas Dancas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A dança é uma forma de expressão corporal que utiliza movimentos ritmados e coordenados. A gestualidade é um elemento fundamental na dança, pois é através dela que os bailarinos transmitem emoções e sentimentos ao público. Nesta atividade, vamos explorar a gestualidade nas danças, analisando como os movimentos corporais podem ser utilizados para expressar diferentes emoções.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Professor, selecione vídeos de danças que apresentem diferentes gestualidades e emoções. Os alunos deverão assistir aos vídeos em casa e anotar as emoções transmitidas pelos bailarinos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula com uma roda de conversa, questionando os alunos sobre as emoções transmitidas pelos bailarinos nos vídeos assistidos em casa.

  3. Etapa 3 - Mapa Conceitual

    Proponha que os alunos criem um mapa conceitual sobre gestualidade nas danças, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo

    Organize os alunos em grupos e oriente-os a discutir as sub-ideias do mapa conceitual, procurando exemplos de danças que apresentem cada uma das gestualidades.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Grupos

    Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma, utilizando exemplos práticos de danças que apresentem as gestualidades discutidas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na discussão em grupo, a qualidade das apresentações e a elaboração do mapa conceitual.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula com uma reflexão sobre a importância da gestualidade nas danças e como ela pode ser utilizada para transmitir emoções e sentimentos ao público.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do mapa conceitual;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas conclusões para a turma.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na discussão em grupo;
  • Qualidade das apresentações dos grupos;
  • Elaboração do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Selecionar vídeos de danças que apresentem diferentes gestualidades e emoções;
  • Iniciar a aula com uma roda de conversa para questionar os alunos sobre as emoções transmitidas pelos bailarinos nos vídeos;
  • Avaliar a participação dos alunos na discussão em grupo, a qualidade das apresentações e a elaboração do mapa conceitual.

Ações do aluno

  • Assistir aos vídeos de danças em casa e anotar as emoções transmitidas pelos bailarinos;
  • Criar um mapa conceitual sobre gestualidade nas danças;
  • Discutir em grupo as sub-ideias do mapa conceitual e procurar exemplos de danças que apresentem cada uma das gestualidades.