Aula sobre Getulio Vargas E A Consolidacao Das Leis Do Trabalho

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A aula sobre Getúlio Vargas e a Consolidação das Leis do Trabalho é importante para que os alunos compreendam a história do Brasil e a luta dos trabalhadores por direitos e melhores condições de trabalho. A CLT foi um marco na história do país e é importante que os alunos entendam sua importância e como ela impactou a vida dos trabalhadores brasileiros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema, apresentando a figura de Getúlio Vargas e sua importância na história do Brasil. Em seguida, explique o contexto histórico em que a Consolidação das Leis do Trabalho foi criada, destacando a importância da legislação trabalhista para a garantia de direitos dos trabalhadores.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente aos alunos o problema central da aula: "Como a Consolidação das Leis do Trabalho contribuiu para a garantia de direitos dos trabalhadores no Brasil?". Em seguida, divida a turma em grupos e entregue a cada grupo um conjunto de cartões com subtópicos relacionados ao tema, como "Jornada de trabalho", "Férias", "Salário mínimo", entre outros. Cada grupo deve escolher um subtópico para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Cada grupo deve discutir e gerar alternativas para a solução do problema relacionado ao subtópico escolhido. Oriente os grupos e estimule a criatividade dos alunos.

  4. Etapa 4 - Solução

    Cada grupo deve escolher a melhor alternativa gerada e apresentá-la ao restante da turma. Medie a apresentação das soluções e estimule a discussão entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Diário de Bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Oriente os grupos na criação do diário e estimule a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Diários de Bordo

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo ao restante da turma. Medie a apresentação e estimule a discussão sobre o processo de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Debate

    Promova um debate com a turma sobre o tema, estimulando a participação dos alunos e a reflexão sobre o papel do trabalhismo na história do Brasil.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie o processo de aprendizagem dos alunos, considerando os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação escrita e oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das alternativas geradas pelos grupos.
  • Coerência e consistência da solução apresentada pelos grupos.
  • Qualidade do diário de bordo.
  • Reflexão crítica sobre o tema e o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o problema central da aula;
  • Orientar os alunos em cada uma das etapas.
  • Incentivar a criatividade e a participação dos alunos nas atividades.
  • Mediar a apresentação dos diários de bordo e das soluções.
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Gerar alternativas criativas e viáveis para a solução do problema.
  • Apresentar a solução ao restante da turma.
  • Criar o diário de bordo e apresentá-lo.
  • Refletir criticamente sobre o tema e o processo de aprendizagem.