Aula sobre Getulio Vargas E A Consolidacao Das Leis Do Trabalho

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula sobre Getúlio Vargas e a Consolidação das Leis do Trabalho é importante para que os alunos compreendam a história do Brasil e a luta dos trabalhadores por direitos e melhores condições de trabalho. A CLT foi um marco na história do país e é importante que os alunos entendam sua importância e como ela impactou a vida dos trabalhadores brasileiros.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente o tema e os objetivos da aula. Em seguida, divida os alunos em grupos, que deverão discutir em conjunto as seguintes questões:

    \- Quais foram as principais mudanças na legislação trabalhista com a Consolidação das Leis do Trabalho?

    \- Como a CLT impactou a vida dos trabalhadores brasileiros?

    \- Quais foram as principais conquistas dos trabalhadores com a CLT?


  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Cada grupo deverá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Nessa etapa, os alunos deverão discutir e registrar as possíveis soluções para os problemas identificados na etapa anterior.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos deverão apresentar suas soluções para a turma e discutir em conjunto as melhores alternativas para os problemas identificados.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre a vida e obra de Getúlio Vargas e a história da Consolidação das Leis do Trabalho. Para isso, poderão utilizar livros, jornais, revistas e outros materiais disponíveis na escola.

  5. Etapa 5 - Produção

    Com base na pesquisa realizada, os grupos deverão produzir um texto sobre a importância da CLT para os trabalhadores brasileiros e a história de Getúlio Vargas. O texto deverá ser apresentado para a turma.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Os grupos deverão socializar suas produções com a turma e discutir em conjunto as principais ideias apresentadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades propostas, a qualidade das produções e a capacidade dos alunos em identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil.
  • Estimular a pesquisa e a produção de texto dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das produções.
  • Capacidade dos alunos em identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Avaliar as produções dos alunos.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo as questões propostas.
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Realizar pesquisa sobre o tema.
  • Produzir um texto sobre a importância da CLT para os trabalhadores brasileiros e a história de Getúlio Vargas.
  • Socializar as produções com a turma.