Aula sobre Getulio Vargas E A Consolidacao Das Leis Do Trabalho
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A aula sobre Getúlio Vargas e a Consolidação das Leis do Trabalho é importante para que os alunos compreendam a história do Brasil e a luta dos trabalhadores por direitos e melhores condições de trabalho. A CLT foi um marco na história do país e é importante que os alunos entendam sua importância e como ela impactou a vida dos trabalhadores brasileiros.
Etapa 1 - Problematização
Apresente o tema e os objetivos da aula. Em seguida, divida os alunos em grupos, que deverão discutir em conjunto as seguintes questões:\- Quais foram as principais mudanças na legislação trabalhista com a Consolidação das Leis do Trabalho?
\- Como a CLT impactou a vida dos trabalhadores brasileiros?
\- Quais foram as principais conquistas dos trabalhadores com a CLT?
Etapa 2 - Geração de Alternativas
Cada grupo deverá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Nessa etapa, os alunos deverão discutir e registrar as possíveis soluções para os problemas identificados na etapa anterior.Etapa 3 - Solução
Os grupos deverão apresentar suas soluções para a turma e discutir em conjunto as melhores alternativas para os problemas identificados.Etapa 4 - Pesquisa
Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre a vida e obra de Getúlio Vargas e a história da Consolidação das Leis do Trabalho. Para isso, poderão utilizar livros, jornais, revistas e outros materiais disponíveis na escola.Etapa 5 - Produção
Com base na pesquisa realizada, os grupos deverão produzir um texto sobre a importância da CLT para os trabalhadores brasileiros e a história de Getúlio Vargas. O texto deverá ser apresentado para a turma.Etapa 6 - Socialização
Os grupos deverão socializar suas produções com a turma e discutir em conjunto as principais ideias apresentadas.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos nas atividades propostas, a qualidade das produções e a capacidade dos alunos em identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil.
- Estimular a pesquisa e a produção de texto dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das produções.
- Capacidade dos alunos em identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Avaliar as produções dos alunos.
- Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Discutir em grupo as questões propostas.
- Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
- Realizar pesquisa sobre o tema.
- Produzir um texto sobre a importância da CLT para os trabalhadores brasileiros e a história de Getúlio Vargas.
- Socializar as produções com a turma.