Aula sobre Getulio Vargas E A Consolidacao Das Leis Do Trabalho

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi criada em 1943 durante o governo de Getúlio Vargas. Ela representou uma grande conquista para os trabalhadores brasileiros, pois estabeleceu direitos trabalhistas e regulamentou as relações entre empregadores e empregados. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos trabalhadores da época e como a CLT contribuiu para melhorar suas condições. Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos para tornar a aula mais envolvente e didática.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e explicar a importância da CLT para os trabalhadores brasileiros. Os alunos serão convidados a participar da aula e a compartilhar suas ideias e opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos trabalhadores da época. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir suas descobertas e compartilhar ideias sobre como a CLT contribuiu para melhorar as condições de trabalho dos trabalhadores brasileiros.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas descobertas e ideias para a turma. Você irá incentivar a participação de todos e fazer perguntas para estimular o debate.

  5. Etapa 5 - Análise de Documentos

    Os alunos irão analisar documentos históricos, como fotografias e trechos de jornais da época, para entender melhor o contexto em que a CLT foi criada e como ela foi recebida pela sociedade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância da CLT para os trabalhadores brasileiros e como ela contribuiu para melhorar as condições de trabalho no país.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na aula.
  • Promover a reflexão crítica sobre a história do Brasil e sua relação com o presente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Qualidade da análise dos documentos históricos.
  • Criatividade e originalidade na criação do mapa de empatia.
  • Coerência e clareza na apresentação das ideias.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre a história do Brasil e sua relação com o presente.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
  • Estimular a criatividade e a originalidade na criação do mapa de empatia.
  • Fazer perguntas para estimular o debate e a reflexão crítica.
  • Orientar os alunos na análise dos documentos históricos.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre a importância da CLT para os trabalhadores brasileiros.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Criar um mapa de empatia original e criativo.
  • Analisar os documentos históricos com atenção e cuidado.
  • Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
  • Refletir criticamente sobre a história do Brasil e sua relação com o presente.