Aula sobre Getulio Vargas E A Consolidacao Das Leis Do Trabalho

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A aula sobre Getúlio Vargas e a Consolidação das Leis do Trabalho é importante para que os alunos compreendam a história do Brasil e a luta dos trabalhadores por direitos e melhores condições de trabalho. É fundamental que os estudantes entendam o contexto histórico em que a CLT foi criada e como ela impactou a vida dos trabalhadores brasileiros.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que já sabem sobre Getúlio Vargas e a CLT. Aproveite para anotar as informações no quadro.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente um breve histórico sobre Getúlio Vargas e o contexto histórico em que a CLT foi criada. Utilize imagens e textos para ilustrar a apresentação.

  3. Etapa 3 - Subtópicos

    Divida a turma em grupos e cada grupo deve escolher um subtópico relacionado à CLT para pesquisar e apresentar para a turma. Os subtópicos podem ser: direitos trabalhistas antes da CLT, criação da CLT, impacto da CLT na vida dos trabalhadores, entre outros.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar sobre o subtópico escolhido e criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o subtópico pesquisado para a turma utilizando o template de registro de aprendizagem criado. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Ao final das apresentações, você deve realizar uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam sobre Getúlio Vargas e a CLT. Anote as informações no quadro.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios de avaliação disponível abaixo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de informações de forma clara e objetiva.
  • Incentivar a participação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração durante as atividades em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação das informações.
  • Compreensão do contexto histórico em que a CLT foi criada.

Ações do professor

  • Incentivar a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Orientar os grupos na pesquisa e na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Estimular a reflexão e o debate sobre o papel do trabalhismo no Brasil.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e organizada.
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva.