Aula sobre Getulio Vargas E A Consolidacao Das Leis Do Trabalho
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi criada em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas, e representa um marco na história trabalhista do Brasil. A CLT foi criada com o objetivo de regulamentar as relações de trabalho no país, garantindo direitos aos trabalhadores e estabelecendo limites para a atuação dos empregadores. É importante que os estudantes compreendam a importância da CLT e como ela impactou a vida dos trabalhadores brasileiros. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada nesta aula, na qual os alunos irão se dividir em grupos para realizar uma pesquisa sobre a CLT e seus impactos na sociedade brasileira.
Estudo de Caso
Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão dos grupos
Você irá apresentar o tema da aula e contextualizar a importância da CLT para a sociedade brasileira. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto. Dividida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um tema relacionado à CLT para realizar a pesquisa.Etapa 2 - Identificação do problema
Os grupos deverão definir o problema que será abordado em sua pesquisa, levando em consideração a temática escolhida. Eles deverão apresentar o problema para a turma e justificar a sua escolha.Etapa 3 - Levantamento de dados
Os grupos deverão realizar pesquisas sobre a temática escolhida, utilizando fontes diversas, como livros, artigos, entrevistas com pessoas reais, entre outros. Eles deverão registrar as informações em um documento compartilhado com o grupo.Etapa 4 - Análise do contexto
Os grupos deverão discutir as informações coletadas e analisar o contexto em que o problema se insere. Eles deverão identificar as causas do problema e discutir possíveis soluções.Etapa 5 - Comparação
Os grupos deverão comparar os dados obtidos em suas pesquisas com dados oficiais, como estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego. Eles deverão discutir as diferenças entre as informações e as possíveis razões para elas.Etapa 6 - Soluções
Os grupos deverão propor soluções para o problema identificado, considerando as informações coletadas e as discussões realizadas. Eles deverão apresentar suas propostas para a turma.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese do que foi discutido na aula, abordando como o conteúdo se relaciona com o presente.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo, desenvolvendo a capacidade de análise crítica e a comunicação oral e escrita dos alunos.
- Promover a aprendizagem significativa, por meio da aplicação da metodologia ativa Estudo de Caso.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação das propostas.
- Qualidade e relevância das informações coletadas pelos grupos.
- Coerência entre as informações apresentadas nos infográficos e as discussões realizadas em sala de aula.
- Clareza e objetividade na apresentação das propostas de solução para o problema identificado.
- Criatividade e qualidade visual dos infográficos produzidos pelos grupos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha dos temas a serem pesquisados.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação das propostas.
- Fornecer feedbacks construtivos aos grupos, incentivando a melhoria contínua do trabalho.
- Disponibilizar recursos e materiais para a realização da pesquisa e produção dos infográficos.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer orientações para o desenvolvimento de habilidades e competências.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo e na apresentação das propostas.
- Realizar pesquisas de qualidade, utilizando fontes diversas e registrando as informações de forma organizada.
- Produzir infográficos criativos e visualmente atraentes, com informações relevantes e bem estruturadas.
- Trabalhar em equipe, respeitando as opiniões e contribuições de todos os membros do grupo.
- Utilizar feedbacks construtivos para aprimorar o trabalho e desenvolver habilidades e competências.