Aula sobre Getulio Vargas E A Consolidacao Das Leis Do Trabalho

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Getúlio Vargas e a Consolidação das Leis do Trabalho" é de grande importância para a história do Brasil, pois representa um marco na luta pelos direitos trabalhistas. A CLT foi criada em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas, e estabeleceu uma série de direitos e deveres para empregadores e empregados. É importante que os alunos compreendam a importância desse momento histórico e como ele influenciou a sociedade brasileira.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Você deve selecionar materiais de apoio, como livros, artigos e vídeos, para que os alunos possam estudar em casa. Prepare, também, um questionário para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os alunos devem estudar os materiais selecionados pelo professor e responder ao questionário preparado na etapa anterior.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na sala de aula, os alunos devem se dividir em grupos e discutir o que aprenderam durante o estudo em casa. Oriente a discussão e esclareça dúvidas.

  4. Etapa 4 - Criação do template

    Cada grupo deve criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deve apresentar seu template para a turma e explicar como ele pode ser utilizado para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo como a CLT influenciou a sociedade brasileira e como ela é vista atualmente.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos e no template criado pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil.
  • Estimular a pesquisa e o estudo individual dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Qualidade do template criado pelo grupo.
  • Compreensão do papel do trabalhismo na sociedade brasileira.

Ações do professor

  • Selecionar materiais de apoio para os alunos estudarem em casa.
  • Orientar as discussões em grupo.
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Estudar os materiais selecionados pelo professor em casa.
  • Participar das discussões em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.