Aula sobre Giving An Opinion

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Giving an opinion é uma habilidade importante no aprendizado do idioma inglês, pois permite que os alunos expressem suas opiniões e ideias de forma clara e coerente. Além disso, é uma habilidade que pode ser aplicada em diversas situações do cotidiano, como em debates, entrevistas de emprego, discussões em grupo, entre outras. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual criarão um diário de bordo para discutir e apresentar soluções para problemas reais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema "Giving an opinion" e explique a importância dessa habilidade na comunicação em inglês. Em seguida, divida os alunos em grupos e entregue a cada um problema real para ser discutido e resolvido por meio da criação do diário de bordo.

    Exemplo: O problema pode ser sobre a falta de acessibilidade em uma escola, e os alunos deverão criar alternativas para solucionar esse problema.


  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos farão uma pesquisa sobre o problema proposto e buscarão informações relevantes para a criação de alternativas de solução.

    Exemplo: Os alunos podem pesquisar sobre as leis de acessibilidade, entrevistar pessoas com deficiência, entre outras fontes de informação.


  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Com base na pesquisa realizada, os grupos irão criar alternativas para solucionar o problema proposto.

    Exemplo: Os alunos podem criar um projeto para a instalação de rampas de acesso na escola, a criação de materiais em Braile, entre outras alternativas.


  4. Etapa 4 - Seleção da solução

    Os grupos irão selecionar a melhor alternativa para solucionar o problema proposto e justificar a escolha.

    Exemplo: Os alunos podem apresentar os prós e contras de cada alternativa e escolher a que considerarem mais viável.


  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Os grupos irão criar o diário de bordo em inglês, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, e apresentarão para a turma. Importante que os diários de bordo tenham elementos opinativos e argumentativos em inglês.

    Exemplo: O diário de bordo pode ser feito em formato de apresentação de slides, com imagens, textos e gráficos que ilustrem as alternativas criadas.


  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar seus diários de bordo para a turma e discutirão as soluções propostas pelos colegas.

    Exemplo: Os alunos podem fazer perguntas sobre as alternativas apresentadas, propor melhorias, entre outras discussões.


  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação do diário de bordo e sobre a importância da habilidade de Giving an opinion.

    Exemplo: Os alunos podem escrever um texto sobre o que aprenderam durante a atividade e como poderão aplicar essa habilidade em situações futuras.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de Giving an opinion em inglês.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão sobre a importância da habilidade de Giving an opinion.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na criação das alternativas.
  • Coerência e clareza na apresentação do diário de bordo.
  • Capacidade de argumentação e justificativa da escolha da solução proposta.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância da habilidade de Giving an opinion.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação das alternativas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o problema proposto.
  • Criar alternativas para solucionar o problema.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma e discutir as soluções propostas pelos colegas.