Aula sobre Giving An Opinion
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Introduza o tema "Giving an opinion" e explique a importância dessa habilidade na comunicação em inglês. Em seguida, divida os alunos em grupos e entregue a cada um problema real para ser discutido e resolvido por meio da criação do diário de bordo.Exemplo: O problema pode ser sobre a falta de acessibilidade em uma escola, e os alunos deverão criar alternativas para solucionar esse problema.
Etapa 2 - Pesquisa
Os grupos farão uma pesquisa sobre o problema proposto e buscarão informações relevantes para a criação de alternativas de solução.Exemplo: Os alunos podem pesquisar sobre as leis de acessibilidade, entrevistar pessoas com deficiência, entre outras fontes de informação.
Etapa 3 - Geração de alternativas
Com base na pesquisa realizada, os grupos irão criar alternativas para solucionar o problema proposto.Exemplo: Os alunos podem criar um projeto para a instalação de rampas de acesso na escola, a criação de materiais em Braile, entre outras alternativas.
Etapa 4 - Seleção da solução
Os grupos irão selecionar a melhor alternativa para solucionar o problema proposto e justificar a escolha.Exemplo: Os alunos podem apresentar os prós e contras de cada alternativa e escolher a que considerarem mais viável.
Etapa 5 - Criação do diário de bordo
Os grupos irão criar o diário de bordo em inglês, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, e apresentarão para a turma. Importante que os diários de bordo tenham elementos opinativos e argumentativos em inglês.Exemplo: O diário de bordo pode ser feito em formato de apresentação de slides, com imagens, textos e gráficos que ilustrem as alternativas criadas.
Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos irão apresentar seus diários de bordo para a turma e discutirão as soluções propostas pelos colegas.Exemplo: Os alunos podem fazer perguntas sobre as alternativas apresentadas, propor melhorias, entre outras discussões.
Etapa 7 - Reflexão
Os alunos irão refletir sobre o processo de criação do diário de bordo e sobre a importância da habilidade de Giving an opinion.Exemplo: Os alunos podem escrever um texto sobre o que aprenderam durante a atividade e como poderão aplicar essa habilidade em situações futuras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de Giving an opinion em inglês.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover a reflexão sobre a importância da habilidade de Giving an opinion.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na criação das alternativas.
- Coerência e clareza na apresentação do diário de bordo.
- Capacidade de argumentação e justificativa da escolha da solução proposta.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a importância da habilidade de Giving an opinion.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação das alternativas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o problema proposto.
- Criar alternativas para solucionar o problema.
- Apresentar o diário de bordo para a turma e discutir as soluções propostas pelos colegas.