Aula sobre Giving An Opinion

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a prática contextualizando o tema "Giving an Opinion", ou seja, "Dar uma Opinião" em inglês. Utilize exemplos de situações em que é importante dar uma opinião, como em uma entrevista de emprego, em uma discussão em grupo ou em um debate sobre um tema polêmico. Apresente também algumas expressões e vocabulários comuns para dar opiniões em inglês.

  1. Etapa 1 - Mapa de Empatia

    Apresente aos alunos o conceito de Mapa de Empatia, e forneça um modelo com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos devem criar um mapa de empatia para um personagem fictício (pode ser um personagem de um livro ou filme). O objetivo é que os alunos possam desenvolver a habilidade de inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

  2. Etapa 2 - Discussão em Grupo

    Divida os alunos em grupos para discutirem os diferentes campos do mapa de empatia e analisar as informações coletadas. O objetivo é que os alunos possam compartilhar suas opiniões, usando termos em inglês, e discutir sobre as diferentes formas de interpretar as informações coletadas.

  3. Etapa 3 - Brainstorming

    Depois da discussão em grupo, os alunos devem fazer um brainstorming de ideias para dar uma opinião sobre um determinado tema. O professor deve fornecer um tema para os alunos, como "Redes Sociais", "Meio Ambiente", ou "Educação", e os alunos devem escrever ideias para dar uma opinião coerente e bem fundamentada sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos devem se reunir e discutir as ideias propostas no brainstorming, para poderem chegar a um consenso sobre a melhor forma de dar uma opinião sobre o tema. O professor pode orientar o debate, ajudando os alunos a se expressarem de forma clara e objetiva.

  5. Etapa 5 - Escrita

    Cada grupo deve escrever um texto em inglês, apresentando sua opinião sobre o tema discutido. O texto deve ser bem estruturado e conter argumentos bem fundamentados. O professor deve auxiliar os alunos na correção de erros gramaticais e na escolha adequada do vocabulário.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Por fim, os grupos devem apresentar seus textos para a turma, demonstrando as diferentes formas de dar uma opinião sobre o tema proposto. O professor pode avaliar a apresentação e dar feedback aos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos;
  • Desenvolver a habilidade de dar opiniões coerentes e bem fundamentadas em inglês;
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Qualidade do texto escrito;
  • Habilidade de expressar uma opinião coerente e bem fundamentada em inglês;
  • Clareza e objetividade na apresentação;
  • Habilidade de trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos;
  • Orientar a criação do mapa de empatia e a discussão em grupo;
  • Auxiliar na correção gramatical e na escolha do vocabulário adequado;
  • Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos;
  • Avaliar as atividades e dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Criar um mapa de empatia para o personagem fictício;
  • Fazer um brainstorming de ideias para dar uma opinião sobre o tema proposto;
  • Escrever um texto coerente e bem fundamentado em inglês;
  • Apresentar o texto para a turma de forma clara e objetiva.