Aula sobre Giving An Opinion

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Explique aos alunos que a habilidade de expressar opiniões é importante, pois permite que eles se comuniquem de maneira mais clara e assertiva em diferentes situações sociais e profissionais. Mostre exemplos práticos, como debates em sala de aula ou reuniões de trabalho, em que a habilidade de dar opiniões é essencial.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Inicie a aula explicando que os alunos irão criar um jogo de tabuleiro sobre "_Giving an opinion_". Mostre exemplos de jogos de tabuleiro e peça sugestões de temas que gostariam de abordar. Explique as regras gerais da metodologia _Gamificação_ e como ela será aplicada nesta atividade.

  2. Etapa 2 - Brainstorming

    Divida a turma em grupos e peça que discutam o tema "Giving an opinion". Incentive os alunos a pensar em situações em que eles precisam dar opiniões, como sobre hobbies, filmes, livros, músicas, entre outros. Peça que criem uma lista de palavras-chave que possam ser utilizadas no jogo.

  3. Etapa 3 - Planejamento

    Com as palavras-chave selecionadas, peça que os grupos criem um esboço do jogo de tabuleiro. Eles devem definir o número de casas, as perguntas que serão feitas aos jogadores e as ações que serão tomadas em caso de acerto ou erro. Os alunos também devem definir o objetivo do jogo e o que será necessário para vencer.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento

    Com o planejamento definido, os grupos devem construir o jogo de tabuleiro utilizando materiais analógicos, como papelão, canetas coloridas, cartolina, entre outros. Os alunos devem tomar cuidado para que o tabuleiro seja claro e agradável visualmente.

  5. Etapa 5 - Teste

    Cada grupo deve disponibilizar seu jogo para outro grupo de alunos testarem. Os alunos devem jogar e avaliar as regras do jogo, a clareza das perguntas e das ações, o nível de dificuldade, entre outros aspectos.

  6. Etapa 6 - Ajustes

    Com base nos resultados dos testes, cada grupo deve fazer os ajustes necessários em seu jogo. Os alunos devem avaliar as sugestões dos colegas e fazer as alterações que acharem pertinentes.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Na última etapa, os jogos serão apresentados para toda a turma. Cada grupo deve explicar as regras do seu jogo, o objetivo e os desafios que o jogador terá que enfrentar. Os alunos devem jogar e avaliar os jogos dos colegas, dando sugestões e elogios.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
  • Desenvolver a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de dar opiniões de maneira clara e assertiva.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade das perguntas e das ações do jogo.
  • Estrutura, organização e criatividade na construção do jogo de tabuleiro.
  • Habilidade de dar sua opinião em inglês.
  • Participação e colaboração dos alunos durante todas as etapas da atividade.

Ações do professor

  • Incentivar a criatividade e a participação dos alunos durante toda a atividade.
  • Orientar os alunos na elaboração das perguntas e ações do jogo.
  • Avaliar e dar feedback sobre os jogos criados pelos alunos.
  • Estimular a colaboração entre os grupos durante a atividade.
  • Estabelecer as regras e o objetivo da atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
  • Trabalhar em equipe na elaboração do jogo de tabuleiro.
  • Criar perguntas e ações claras e objetivas para o jogo.
  • Avaliar e dar feedback sobre os jogos dos colegas.
  • Demonstrar criatividade na construção do jogo.