Aula sobre Giving An Opinion
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Explique aos alunos que a habilidade de expressar opiniões é importante, pois permite que eles se comuniquem de maneira mais clara e assertiva em diferentes situações sociais e profissionais. Mostre exemplos práticos, como debates em sala de aula ou reuniões de trabalho, em que a habilidade de dar opiniões é essencial.
Etapa 1 - Apresentação
Inicie a aula explicando que os alunos irão criar um jogo de tabuleiro sobre "_Giving an opinion_". Mostre exemplos de jogos de tabuleiro e peça sugestões de temas que gostariam de abordar. Explique as regras gerais da metodologia _Gamificação_ e como ela será aplicada nesta atividade.Etapa 2 - Brainstorming
Divida a turma em grupos e peça que discutam o tema "Giving an opinion". Incentive os alunos a pensar em situações em que eles precisam dar opiniões, como sobre hobbies, filmes, livros, músicas, entre outros. Peça que criem uma lista de palavras-chave que possam ser utilizadas no jogo.Etapa 3 - Planejamento
Com as palavras-chave selecionadas, peça que os grupos criem um esboço do jogo de tabuleiro. Eles devem definir o número de casas, as perguntas que serão feitas aos jogadores e as ações que serão tomadas em caso de acerto ou erro. Os alunos também devem definir o objetivo do jogo e o que será necessário para vencer.Etapa 4 - Desenvolvimento
Com o planejamento definido, os grupos devem construir o jogo de tabuleiro utilizando materiais analógicos, como papelão, canetas coloridas, cartolina, entre outros. Os alunos devem tomar cuidado para que o tabuleiro seja claro e agradável visualmente.Etapa 5 - Teste
Cada grupo deve disponibilizar seu jogo para outro grupo de alunos testarem. Os alunos devem jogar e avaliar as regras do jogo, a clareza das perguntas e das ações, o nível de dificuldade, entre outros aspectos.Etapa 6 - Ajustes
Com base nos resultados dos testes, cada grupo deve fazer os ajustes necessários em seu jogo. Os alunos devem avaliar as sugestões dos colegas e fazer as alterações que acharem pertinentes.Etapa 7 - Apresentação
Na última etapa, os jogos serão apresentados para toda a turma. Cada grupo deve explicar as regras do seu jogo, o objetivo e os desafios que o jogador terá que enfrentar. Os alunos devem jogar e avaliar os jogos dos colegas, dando sugestões e elogios.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
- Desenvolver a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de dar opiniões de maneira clara e assertiva.
Critérios de avaliação
- Clareza e objetividade das perguntas e das ações do jogo.
- Estrutura, organização e criatividade na construção do jogo de tabuleiro.
- Habilidade de dar sua opinião em inglês.
- Participação e colaboração dos alunos durante todas as etapas da atividade.
Ações do professor
- Incentivar a criatividade e a participação dos alunos durante toda a atividade.
- Orientar os alunos na elaboração das perguntas e ações do jogo.
- Avaliar e dar feedback sobre os jogos criados pelos alunos.
- Estimular a colaboração entre os grupos durante a atividade.
- Estabelecer as regras e o objetivo da atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
- Trabalhar em equipe na elaboração do jogo de tabuleiro.
- Criar perguntas e ações claras e objetivas para o jogo.
- Avaliar e dar feedback sobre os jogos dos colegas.
- Demonstrar criatividade na construção do jogo.